Não gostou do desempenho do seu time, bata neles...
É parece que os torcedores ainda não entenderam as regras do jogo, ou talvez até tenham, mas optam por não segui-las. Esta semana, centenas de torcedores se reuniram no centro de treinamento de um grande clube paulista, armados de pedras e pedaços de madeira - prontos para a guerra. Mas que guerra? Os torcedores não deveriam ser aqueles a quem os jogadores e a comissão técnica recorreriam em caso de derrota, para consolo? Não seriam eles os responsáveis pelos maus resultados, já que cobram demais e não prestigiam o esforço de cada jogador dentro de campo?
Acho que não. O futebol é uma caixa de surpresas. Hoje vence-se, amanhã perde-se. Não é previsível. Os grandes clubes compram jogadores caros, investem milhões nessas aquisições e aumentam as expectativas dos torcedores, mas o que a torcida não entende é que esses jogadores são uma grande jogada de marketing.
O que é marketing? Eu explico.
Uma forma direta de vender um produto. Pura matemática. O jogador entra em "jogo", cresce a procura de camisetas e outros produtos ligados ao clube, aumenta o número de torcedores que vai ao estádio assistir aos jogos e empresas investem milhões para que esse jogador represente a sua marca. Resultado, o clube ganha e muito com isso. O futebol é importante, é claro, mas se os clubes vivessem apenas da "redonda", não haveria tantos por aí. Sem injeções milionárias em campanhas publicitárias, nenhum jogador andaria por aí dirigindo Ferrari.
A história mostra que a torcida é a parte integral de tudo isso. Sem torcida, o clube não vive, sem clube a torcida não existe. Uns precisam dos outros, o que não pode haver é essa falta de consideração por parte da torcida. Bater, quebrar vidros, espancar... Não vai trazer resultados. Eu tenho uma teoria.
O seu clube não vai bem, vem mostrando franqueza, falta de talento... Faça como eu. Mude de time.