CURIOSIDADES SOBRE AS COPAS _ PARA RELEMBRAR
COPA DA FRANÇA (1938)
Brasil x Polônia: Muito barro devido à chuva. Leônidas da Silva tirou as chuteiras para diminuir o peso. O árbitro obrigou o jogador a colocá-las novamente. Logo depois, dentro da área polonesa, Leônidas perdeu uma das chuteiras e, descalço mesmo, marcou um dos gols brasileiros na vitória por 6 a 5.
Se fosse pelas regras atuais, o lance seria inválido.
COPA DO BRASIL (1950)
A decisão da Copa de 1950 entre Brasil e Uruguai, no Estádio Maracanã, registrou o maior público da história dos mundiais. O público total atingiu a marca de 199.854 pessoas.
COPA DA SUIÇA (1954)
Camisa branca com detalhes em azul e calção azul. Assim foi o uniforme da Seleção Brasileira até a Copa de 1950. Atraves de um concurso foi escolhida a nova vestimenta dos jogadores.
Aldyr Schlee, um desenhista e cartunista gaúcho de Jaguarão, venceu outros 200 candidatos e teve seu modelo adotado pelo time brasileiro. O calção continuou azul, mas a camisa ganhou o amarelo como cor principal.
COPA DA SUÉCIA (1958)
Pelé, com 17 anos , torna-se o jogador mais jovem a marcar um gol em uma Copa do Mundo e o mais novo jogador a disputar uma final. Na decisão, o Brasil derrotou os donos da casa por 5 a 2, sendo dois gols de Pelé.
COPA DO CHILE (1962)
Garrincha estava infernal em 1962. O craque das pernas tortas passava como queria pelos adversários. Só não conseguiu passar foi por um cachorro, que invadiu o campo durante a partida entre Brasil e Inglaterra. Quem tirou o cusco de campo foi o atacante inglês Greaves .
COPA DO MÉXICO (1970)
O único jogador brasileiro que marcou em todas as fases de uma Copa do Mundo com final foi Jairzinho. Em 1970, o atacante fez sete gols nos seis jogos disputados pela Seleção Brasileira. Na final de 1970, Jairzinho fez o terceiro gol brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre a Itália.
COPA DA ARGENTINA (1978)
O Brasil estreou na competição contra a Suécia. Nos acréscimos, após um escanteio, Zico subiu de cabeça e marcou o que seria o gol da vitória do Brasil. Porém, o árbitro John Thomas anulou a jogada alegando que havia encerrado a partida enquanto a bola estava no ar. Thomas nunca mais apitou uma Copa do Mundo.
COPA DA CORÉIA DO SUL E DO JAPÃO (2002)
O lateral-direito Cafu, aos 33 anos, foi o primeiro jogador a participar de três decisões consecutivas (1994, 1998 e 2002).
COPA DA ALEMANHA (2006)
É do brasileiro Ronaldo Nazário o título de maior goleador da história dos mundiais. O atacante participou de quatro Copas e marcou 15 gols – um a mais que o alemão Gerd Mueller, que jogou apenas duas edições, em 1970 e 1974.
Em 1998, na França, o Brasil chegou à final graças aos seus gols. Ele marcou quatro vezes.
Em 2002, na Coreia do Sul e no Japão, o artilheiro balançou a rede mais oito vezes, terminando a competição como artilheiro. Em 2006, na Alemanha, apesar de ser constantemente criticado pelo peso, Ronaldo marcou três vezes, o suficiente para ultrapassar Mueller.
Pesquisa: GOOGLE.