Coicidência...?

Até pelo menos meados dos anos sessenta, a Velha Serrana foi uma boa referência para a formação acadêmica. No secundário, sobremodo. O Ginásio e Escola Normal Estadual de Pitangui era muito procurado por jovens estudantes da redondeza. E com justa razão, pois era dotado de um corpo docente dedicado e bem preparado.

O aproveitamento escolar entretanto costumava a desejar, e justamente por parte da ala masculina da cidade que, na proporção do status econômico dos pais, costumava se desviar para alguns vícios típicos ou por demais atraentes para a juventude, num ambiente urbano assaz conservador. Entre os vícios confessáveis, e até característicos de maior nivel de socialização, estavam os cigarros, a bebida, a sinuca, o carteado, os esportes.

E o fazendeiro Juca da Ponte, numa de suas vindas à cidade, em meio a uma rodada de truco, e após uns goles da boa, com aquele orgulho no peito e no jeito, sentiu-se à vontade para se orgulhar de seu menino:

- O Marco meu fio é mesmo bão nos istudos. Eta caboco que dá gosto a um pai. E óia que ele nunca deu um coice numa bola...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 17/05/2020
Código do texto: T6950007
Classificação de conteúdo: seguro