O idioma mais antigo de se que tem registros escritos

A língua acádia, também conhecida como acadiano, é o idioma mais antigo de se que tem registros escritos. Era falada na antiga Mesopotâmia, território que hoje inclui boa parte do Iraque e do Kuwait, além de partes da Síria, da Turquia e do Irã. Seu registro mais antigo data do século 14 a.C., e acredita-se que a língua não seja falada há 2 mil anos.

O idioma foi preservado em inscrições em pedras e barro, e há várias décadas estudiosos do mundo todo vêm trabalhando para decifrar suas palavras. Em 2011, pesquisadores da Universidade de Chicago publicaram um dicionário de 21 volumes, cujo valor total passa dos mil dólares. Agora, ele está disponível de graça para download aqui.

O acadiano tem características gramaticais similares às do árabe clássico, com substantivos e adjetivos variando em gênero, número e declinação. Há dois gêneros (masculino e feminino), conjugações verbais exclusivas para cada pronome da primeira, segunda e terceira pessoas, além de três formas de número: além do singular e do plural, há a flexão dual, que indica conjuntos de duas coisas.

Estudiosos da Universidade de Londres gravaram vários dos textos em acadiano de que se tem notícia, nos dando a oportunidade de ouvir alguns dos primeiros registros em escrito feitos pela humanidade em sua forma original.

(A linguagem escrita mais antiga do mundo tem seu próprio dicionário e está agora disponível gratuitamente na internet)

Fonte:https://www.hypeness.com.br/2017/09/a-linguagem-escrita-mais-antiga-do-mundo-tem-seu-proprio-dicionario-e-esta-agora-disponivel-gratuitamente-na-internet/

Por: Redação Hypeness
Enviado por Giovânia Correia em 19/04/2020
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T6922074
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.