Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Curso Tecnólogo de Gestão de Recursos Humanos


Sabendo da necessidade de profissionalizar de forma mais rápida e preparar  para o mercado de trabalho foi criado os cursos tecnólogos, ou seja, tem duração curta e é oferecido por universidades públicas e privadas em todo Brasil, pode ser presencial e a distância,duram no máximo 3 anos.  Para ingressar precisa ter concluído o ensino médio,pois o tecnólogo é também superior,apesar de muitos confudirem com ´curso técnico que já é outra modalidade com duração máxima de 2 anos e não é válido com curso superior.
Geralmente o público que procura cursos tecnólogos é aquele que já sabe a área que deseja atuar, a principal função é atender as necessidades do mercado, formando profissionais capacitados, especializados e atualizados.  Dentre os cursos tecnólogos que encontramos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui temos: Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Geoprocessamento,Gestão Ambiental, Gestão de Tecnologia da Informação,Secretariado,Radiologia e Gestão de Recursos Humanos, o respectivo artigo trará mais informações sobre o curso de Gestão de Recursos Humanos-RH, como é a atuação desse profissional no mercado de trabalho, e sua importância nas organizações.
O Curso de Gestão de Recursos Humanos no IFPI funciona desde 2012, a modalidade é presencial,semestral, forma de ingresso SISU,editais de transferências e portador de Curso Superior, a carga horária são 2325 horas, duração 3 anos e o turno noite, informações coletadas no site da instituição, os docentes a maioria já tem títulos sendo mestres e doutores. No último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(ENADE) ano 2019 que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do ensino superior em relação aos conhecimentos e habilidades necessárias para sua profissão a nota foi 4, sendo referência sobre a qualificação também do corpo docente, dessa a forma os estudantes são mais bem vistos, têm maiores oportunidades de empregabilidade.
O profissional de Gestão de Recursos humanos planeja e gerencia sistemas de gestão de pessoas, dentre eles: recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, rotinas de pessoal e benefícios. Além disso motiva equipes, cria estratégias de melhorias nos demais setores, avalia a necessidades de admissões,demissões, faz relatórios diversos. Por fim é uma área que desenvolve muitas tarefas nas organizações.
Segundo Chiavenato, as empresas e organizações dependem das pessoas que as constituem para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. Dessa forma podemos concluir que um profissional bem preparado, que inove, saiba lidar com conflitos tem a chave para o sucesso, não basta só se formar, tem que amar a profissão, pois como foi dito é uma tarefa muito difícil fazer parte do RH, as vezes abdica o lazer para concluir um fechamento de folha, tem que se colocar sempre no lugar do outro para resolver conflitos, tem que demitir um pai ou mãe de família, mas tem também seu lado motivador, admitir novas pessoas, saber que está fazendo a diferencia com campanhas motivacionas. Portanto o Rh veio para contribuir na melhoria das organizações, se sua empresa ainda não tem um profissional de RH aconselho colocar, o preparo que recebido nas academias irá contribuir muito no desenvolvimento da organização.

http://www.karolinyrufino.com.br/

Dariane Alves Furtado 28 anos, formada em técnico em administração – IFPI, graduanda do curso de Gestão de Recursos Humanos – IFPI, atualmente atua com voluntária no NAE- Núcleo de Apoio a Estudantes no IFPI, empreendedora nas empresas virtuais @girassolpresentesthe @bemgaypi e nas horas vagas é poetisa, partipou da I Coletânea Piauí das Letras lançada em 2018 em Teresina.
Dariane Alves
Enviado por Dariane Alves em 26/03/2020
Código do texto: T6897269
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre a autora
Dariane Alves
Teresina - Piauí - Brasil, 29 anos
130 textos (5458 leituras)
1 áudios (51 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/04/21 20:54)
Dariane Alves