Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SOBRE A DOUTRINAÇÃO NAS ESCOLAS


Li um artigo de um escritor, onde diz que não há doutrinação nas escolas brasileiras, mas sim pensamento crítico, e quem chama isso de doutrinação, é paranoico.

Perdão, caro escritor!

 Existe, sim, doutrinação nas escolas brasileiras. Faço parte dos milhões de "paranoicos" que acompanham desde há muito, a situação mundial e local, tanto da educação como das ideologias. A esquerda está muito bem organizada mundialmente, só não vê quem não quer mesmo.

Permita o meu pensamento crítico, e a minha revolta.

Sem querer, escutei uma aula de História, um certo dia. A professora falava aos alunos sobre a ditadura militar, especificamente, sobre a gestão do governo Médici. A questão, é que ela apenas contou um lado da História, não deu aos alunos a chance de um pensamento crítico consciente e maduro, sem romantismos baratos.

Esqueceu de contar o outro lado dessa mesma História, que eram as tentativas de impor uma ditadura do proletariado, citando a extrema violência de personagens hoje divinizados pela esquerda brasileira e mundial, as guerrilhas, os assassinatos de pessoas inocentes também.... os assaltos a bancos, desvios de aviões para Cuba, etc....

Enquanto os educadores contarem só  um lado da História, é, sim, pura doutrinação. Ninguém é só anjo ou demônio. Somos todos falhos, apenas "humanos"... e, quando a questão é o poder, todas as forças mais violentas se unem, em qualquer ideologia, para garantir a dominação dos povos e das mentes.

No dia em que escutei as falas da referida professora, estava na Biblioteca, e justamente, tinha um livro em mãos: OS PRESIDENTES DO BRASIL, em particular, aquele volume que tratava sobre a gestão do General Médici. Abri o livro, e comecei a ler o conteúdo, para ver se confirmava o assunto tratado com os jovens. Lá dentro, encontrei, por um milagre, a História contada dos dois lados, das duas ideologias que se debatiam em torno do poder supremo do nosso país.
 
Estes livros devem estar nas estantes das bibliotecas de muitas das nossas escolas, mas estão completamente intactos... quer dizer, ninguém os lê.

Considero um verdadeiro crime, numa sala de aula, ocultar um lado da História e contar apenas os aspectos gritantes ditados por uma única ideologia.

 Isso não é pensamento crítico!!!!

Isso é crime contra a nossa juventude e contra o futuro.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS
SALETI HARTMANN
Enviado por SALETI HARTMANN em 06/12/2019
Código do texto: T6812690
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
SALETI HARTMANN
Cândido Godói - Rio Grande do Sul - Brasil, 62 anos
235 textos (12351 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/08/20 12:33)
SALETI HARTMANN