Pais permissivos, filhos frustrados

Vivemos em um tempo em que os pais permitem que os filhos, quando crianças, acreditem ser especiais. Isto significando que devem ser tratados com mais privilégios e tolerância do que o mundo estará disposto a ter.

Perceberão o erro um pouco tarde, quando verem os filhos já adolescentes os culpando por suas fraquezas e fracassos. Acreditarão que tudo deve ser conforme suas vontades e pensamentos, os "nãos" que eles e o mundo dirão serão difíceis de aceitar.

Você não os preparou para a vida e eles ao se frustrarem com o mundo real, onde ninguém faz o que quer e a maioria não passa de anônimos, se sentirão enganados por vocês.

Mas antes de entenderem que vocês são os responsáveis, eles se revoltarao com tudo que lhes disser não. O mundo, as pessoas, a vida nada que não corresponda aos seus caprichos prestará e será digno de seu respeito.

Tentarão agredir e despejar sua revolta e amargura em tudo que lhes recusar ser o que acham ser o certo. Farão assim com vocês, com a escola e com o trabalho.

Nunca vi filhos adultos de educação austera culpar ou brigar com os pais por terem lhe dado uma educação rígida e condizente com a realidade da vida.

Mas já vi marmanjos que foram mimados até hoje maltratarem os pais que os permitiram concessões em prejuízo de sua autoridade e da realidade do mundo.

Vou dizer uma verdade pra vocês, que educam filhos assim: vocês estão criando seres insuportáveis, cuja as frustrações se transformarão vitimização, violência, uso de drogas e uma prepotência extremamente prejudicial a boas relações de trabalho e mesmo afetivas.

Nós, professores, policiais, namorados, colegas de trabalho, amigos não faremos o que não tiveram competência para fazer. Não nos sentimos e somos obrigados a tolerarmos sua arrogância, violência e frustrações como pessoas.

Buscamos a empatia, uma minoria compreensiva, mas não sacrificaremos nossa saúde mental e dignidade para tentar mudar caráter de ninguém. Não podemos fazer o que não fizeram como pais.

É muito difícil ouvir não e não fazer o que quer, mas é o preço que a civilização e convívio cobram. Pode ter certeza que seus filhos não são únicos neste mundo a se doerem com nãos. Porem como vocês os iludiram e os pouparam desde cedo de se sentirem contrariados, sofrerão muito mais quanto mais a vida lhes mostrar a realidade.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 22/10/2019
Código do texto: T6775919
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.