Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação e o mito da caverna

Que o ensino é importante, todos sabem disso. Sem educação, um país não se desenvolve e nem resolve boa parte de seus problemas. É por isso que é fundamental investir, cada vez mais, no ensino. Afinal de contas, ninguém nega que um indivíduo educado opta pelas melhores escolhas em sua vida. Ou melhor, a educação é um instrumento tão importante que pode mudar qualquer sociedade. Exemplo: se compararmos os países ricos com o Brasil, percebe-se que não investimos o suficiente ainda. Há um longo caminho pela frente...

Pois bem: não temos um ensino de boa qualidade, não temos recursos substanciais para uma boa infraestrutura, material humano de qualidade, biblioteca e salas adequadas. Assim, estamos fadados a um ensino ruim. Muitos educadores sequer podem pagar cursos de atualização. É um círculo vicioso. A verdade é que a educação de qualidade exige muito mais que giz e lousa. Pede investimento. Aliás, esse deve ser um compromisso de qualquer governo democrático, que está preocupado, de fato, com o desenvolvimento e com o crescimento do seu país e de seu povo.

De um modo geral, a sociedade brasileira, ainda, prefere não ver o que acontece no interior da escola. Ou seja, muitos responsáveis não têm interesse pela busca do conhecimento pelos filhos. Muitos optam por fechar os olhos e tapar os ouvidos. Há mais, muitos pais vêem a escola, principalmente a pública, apenas como um depósito de crianças. É o mito da caverna. Outra dura realidade que os profissionais de ensino têm de lidar é a violência escolar. Muitas vezes o profissional de ensino é vítima dela. Outra triste situação, os jovens não querem ser professores. Quem ganha com isso, certamente, são os governantes que não têm compromisso com o ensino, com a cidadania e com o povo, que permanece preso nas teias da escuridão e ignorância.

REALISMO
Enviado por REALISMO em 21/06/2019
Reeditado em 23/06/2019
Código do texto: T6678034
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
REALISMO
São Paulo - São Paulo - Brasil
50 textos (2141 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 02:46)