Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Educação e o mito da caverna

Que o ensino é importante, todos sabem disso. Sem educação, um país não se desenvolve e nem resolve boa parte de seus problemas. É por isso que é fundamental investir, cada vez mais, no ensino. Afinal de contas, ninguém nega que um indivíduo educado opta pelas melhores escolhas em sua vida. Ou melhor, a educação é um instrumento tão importante que pode mudar qualquer sociedade. Exemplo: se compararmos os países ricos com o Brasil, percebe-se que não investimos o suficiente ainda. Há um longo caminho pela frente...

Pois bem: não temos um ensino de boa qualidade, não temos recursos substanciais para uma boa infraestrutura, material humano de qualidade, biblioteca e salas adequadas. Assim, estamos fadados a um ensino ruim. Muitos educadores sequer podem pagar cursos de atualização. É um círculo vicioso. A verdade é que a educação de qualidade exige muito mais que giz e lousa. Pede investimento. Aliás, esse deve ser um compromisso de qualquer governo democrático, que está preocupado, de fato, com o desenvolvimento e com o crescimento do seu país e de seu povo.

De um modo geral, a sociedade brasileira, ainda, prefere não ver o que acontece no interior da escola. Ou seja, muitos responsáveis não têm interesse pela busca do conhecimento pelos filhos. Muitos optam por fechar os olhos e tapar os ouvidos. Há mais, muitos pais vêem a escola, principalmente a pública, apenas como um depósito de crianças. É o mito da caverna. Outra dura realidade que os profissionais de ensino têm de lidar é a violência escolar. Muitas vezes o profissional de ensino é vítima dela. Outra triste situação, os jovens não querem ser professores. Quem ganha com isso, certamente, são os governantes que não têm compromisso com o ensino, com a cidadania e com o povo, que permanece preso nas teias da escuridão e ignorância.

Realismo
Enviado por Realismo em 21/06/2019
Reeditado em 23/06/2019
Código do texto: T6678034
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Realismo
São Paulo - São Paulo - Brasil
90 textos (4719 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/10/20 20:34)