Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Professores temem violência escolar

Nancy é professora de matemática numa escola pública da região central da capital paulista. Por causa de uma nota baixa numa avaliação, uma mãe, de aluno, esbofeteou-a enfurecidamente. Apavorada, Nancy ficou imóvel. E não conseguiu demonstrar alguma reação. Uma semana depois, foi até um Distrito Policial e fez um boletim de ocorrência.

Todos os dias, lamentavelmente, em escolas públicas e particulares os professores são alvos de muita violência. Nem sempre, os educadores têm apoio da direção da escola ou dos colegas. É claro que há exceções.

De outro lado, é fato que, quase sempre, os professores não tem apoio do poder público oficial. Sem meias palavras: o ambiente escolar, de modo geral, é tóxico. A mais triste verdade: os educadores estão sós e expostos as drogas, violência, medo nas salas de aula e todo tipo de desrespeito.

Outra coisa: desvalorizados, os professores não tem autoridade. Falta-lhes respaldo... O pior de tudo, ter de lidar com crianças e adolescentes, mimados, que fazem o que querem. Todo mundo sabe que muitos pais são frouxos e não conseguem impor limites aos seus filhos.

O outro lado da moeda: nada aconteceu com a mãe do aluno. E Nancy sentiu-se só e refém do medo. Além da violência, a verdade é que o professor é mal remunerado e tem de conviver com a impunidade reinante no interior nas escolas. O mais triste de tudo, alunos e pais agressores ficam impunes na grande maioria dos casos. E a sociedade civil prefere não ver o que acontece nos estabelecimentos de ensino.
___________________________________
Nancy é um nome fictício. O contexto é real.
ANÁLISEDECONJUNTURA
Enviado por ANÁLISEDECONJUNTURA em 30/05/2019
Reeditado em 30/05/2019
Código do texto: T6660803
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANÁLISEDECONJUNTURA
São Paulo - São Paulo - Brasil
55 textos (2286 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/19 06:53)