15 de maio: Dia Nacional
de Luta em Defesa da Educação


Para amanhã está programado para ocorrer em todo o Brasil o Dia Nacional em Defesa da Educação, convocado por várias entidades sindicais nacionais e estaduais de professores e por organizações estudantis como a União Nacional dos Estudantes e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. A mobilização acontece em meio ao corte de 30% no orçamento das universidades públicas e dos institutos federais profissionalizantes do ensino médio pelo Ministério da Educação.

O movimento prevê a paralisação de atividades nas universidades, institutos e escolas visando à manutenção das verbas para a educação bem como a valorização dos profissionais da área. O Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, que conta com apoio das centrais sindicais, também se insere nas mobilizações contrárias à reforma da Previdência e, desta forma, apoia a preparação da greve geral programada pra o dia 12 de junho.

Na Região Carbonífera, o câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Charqueadas teve perdas da ordem de 37% de seus recursos para 2019, conforme dados divulgados pela sua reitoria, sediada em Pelotas. Assim, foi criado o IFSul em Ação, promovendo atos de protesto contra tal situação, como o que foi convocado para o dia 19 de maio, às 14h30min, no Parcão.

A mobilização dos professores é uma reação justa e necessária de uma categoria que, mais do que desvalorizada há décadas, passou a ser achincalhada e, até mesmo, perseguida hoje em dia. É imperioso a população entender que o futuro do país passa, sim, pela educação pública de qualidade que permita o acesso de todos a todos os níveis, ou seja, infantil, fundamental, médio e superior, bem como o respeito aos trabalhadores da área, fundamentais e essenciais para que tudo aconteça de fato no cotidiano escolar.

Assim, toda mobilização visando à reversão do quadro que se instala na Educação, com tendência a se espalhar para outros segmentos sociais e profissionais, é oportuna.


Texto publicado em 14/05/2019 no site Portal de Notíciashttps://www.portaldenoticias.com.br/ler-coluna/909/15-de-maio-dia-nacional-de-luta-em-defesa-da-educacao.html