Cantinho da leitura

Proporcionar o cantinho da leitura dentro da sala de aula, é o mesmo que proporcionar liberdade as crianças.

A princípio as crianças passam a utilizar aquele espaço por gostar, como um refúgio onde lá eles não terão as obrigações das aulas.

Olham figuras, trocam várias vezes de livros, ora pegam o mesmo, até perceberem o quanto é gostoso não só o espaço, mas essa interação com o livro sem a pressão de ter que ler e escrever.

A leitura, neste espaço vem em segundo plano, mais como um brinde. Assim que eles compreendem de que são capazes de ler sozinhos, o cantinho da leitura passa ter seu objetivo alcançado, que é proporcionar um espaço de leitura prazer.

Acredito que este espaço é de grande auxílio no incentivo a leitura, hoje temos uma grande concorrência, as mídias e jogos na internet, temos que fazer com que o cantinho seja pelo menos esse espaço de refúgio para as crianças, a imposição para que ela utilize este canto, quebra o encantamento que ele proporciona, por isso deixar com que ela escolha utilizá-lo. Para isso o professor proporcionará momentos de leitura deleite naquele espaço, para que as crianças percebam para que ele serve.

É um momento que a criança pode ser criança, vivenciar aquela história, é um espaço que pode virar seu mundinho especial.

S S Oliveira
Enviado por S S Oliveira em 30/07/2018
Código do texto: T6404916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.