Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico

A construção do conhecimento está diretamente ligada às diferentes técnicas de fazer uma pesquisa, há duas formas de pesquisas que são mais utilizadas no mundo acadêmico que é a pesquisa científica e a pesquisa bibliográfica, cada uma tem suas finalidades e funções específicas, mas ambas contribuíram para a formação de novos saberes.

A pesquisa científica é uma investigação planejada com a finalidade de descobrir novos conhecimentos para auxiliar nos avanços da ciência e do desenvolvimento social.

Segundo Ruiz (1991), a pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela ciências.

As abordagens metodológicas utilizadas na pesquisa científica é a quantitativa, que reúne diferentes técnicas para quantificar dados, opiniões, informações sobre determinado assunto a ser pesquisado. É a outra abordagem é a qualitativa, que é a análise de todos os dados coletados por meio das experiências, fatos e dados.

Conforme a pesquisa vai se desenvolvendo outros métodos podem fazer uma nova classificação, se utilizar mais fontes de referências bibliográficas sua pesquisa poderá ser exploratória, se houver mais observação direta do objeto a ser estudado será descritiva e ainda se optar pelos fatores que produzem os fenômenos ela será classificada como explicativa.

A pesquisa bibliográfica é uma sistematização de uma investigação baseada em autores, publicações, artigos, referências e pesquisas que de certa forma são reconhecidas por sua verdades. Tem o objetivo de desvendar, recolher e analisar informações sobre um determinado assunto qual procura responder a uma problemática pré-estabelecida ou ainda a formulação de uma hipótese a ser experimentada.

Muitas vezes a pesquisa bibliográfica acaba sendo confundida com revisão bibliográfica, apesar do nome ser parecido, a revisão bibliográfica é apenas uma etapa a ser seguida durante o processo de pesquisa.

“Não é raro que a pesquisa bibliográfica apareça caracterizado como revisão de literatura ou revisão bibliográfica. Isso acontece porque falta compreensão de que a revisão de literatura é apenas um pré requisito para a realização de toda e qualquer pesquisa, ao passo que a pesquisa bibliográfica implica um conjunto ordenado de procedimentos busca de soluções, atento ao objetivo de estudo, e que, por isso, não pode ser aleatório. (LIMA e MIOTO, 2007)

A revisão bibliográfica refere-se ao levantamento de todas as obras e autores que trata do tema foco a ser pesquisado, é importante que está seleção seja feita com muita reflexão, já que ela irá subsidiar toda a discussão dos resultados obtidos para o desenvolvimento da pesquisa.

Não é apenas uma lista grande de autores, mas uma seleção de autores que realmente fundamenta o seu objeto de estudo, que possui informações atuais e também os de valor histórico, buscar pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto. Claro que todo esse procedimento é que servirá de fundamentação para o corpo de sua pesquisa.

Ao iniciar uma pesquisa deve ter claro qual é o objetivo que quer atingir, já que a pesquisa é a construção de um novo conhecimento, é a forma sistemática de métodos definidos, que proporciona a ampliação dos saberes, e por sua vez gerará mais conhecimentos.

Por tanto, a pesquisa, seja ela científica ou bibliográfica, é um processo contínuo, que trás a valorização e o Enriquecimento humano. Também é uma atividade de interesse, ao se pesquisar determinado tema ou objeto de pesquisa há um interesse em descobrir mais sobre. Apenas não pode esquecer que deve seguir suas etapas e metodologias para não perder o foco de estudos.

Referências bibliográficas

RUIZ, J. A. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 5 Ed. SP: Atlas, 2002.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de , e MIOTO, Regina Célia Tamasso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Artigo científico. Universidade Federal Santa Catarina. Florianópolis-SC. 2007.

S S Oliveira
Enviado por S S Oliveira em 30/07/2018
Código do texto: T6404914
Classificação de conteúdo: seguro