DITADURA MILITAR DE 20 ANOS DE TRUCULÊNCIA

O estado novo desenvolvia uma política paternalista populista protecionista e nacionalista, e contrariava os interesses norte americanos, Getulio pretendia construir um Brasil progressista com a instalação principalmente de indústrias de base.(siderúrgica, Hidroelétricas) convém lembrar que Getulio tinha admiração pelo fascismo de Mussolini e o nazismo de Hitler

Com a ida dos brasileiros na 2ª guerra os soldados que retornaram o fizeram com desejo de viver num pais democrata, além disso sendo o EUA parceiro do Brasil começaram a fazer pressão pois o Brasil estava vivendo uma ditadura, e o EUA não estava gostando dessa situação política por não vir de encontro aos seus interesses.

Na época na visão se Vargas a Elite brasileira era muito fraca, não dispunha de meios para promover uma industrialização segura e forte

Em 45 houve a renuncia de Getulio e surgem partidos de expressão nacional :

PTB: partidos dos trabalhadores= base sindical, classe média, poucos empresários (Vargas)

PSD: part. Social Democrático = burocracia do estado, elite agrária,empresários,banqueiros(Vargas)

UDN= União Democrática Nacional (Oposição a Getulio e aos outros partidos) extrema direita

PCB=Partido Comunista do Brasil= sindicatos, comunistas, de esquerda

Janio era do PSP partido social paulista e se associa a UDN

Constituição promulgada em 18 de setembro de 46, era uma constituição liberal, atendia mais aos interesses dos grandes empresários do que dos trabalhadores. Voto a partir dos 18, exceto analfabetos, cabos e soldados, a legislação trabalhista da era Vargas foi preservada, manteve-se o controle dos sindicatos dos trabalhadores pelo governo. Presidente com mandato de 5 anos sem direito a reeleição, o legislativo com 4 anos tendo direito a reeleição, senadores 8 anos, sendo 3 para cada estado. Essa constituição durou até 1964, ela garantia muitos direitos aos cidadãos, só na teoria, na prática era diferente.

Com a renuncia de Getulio em 45 houve eleições e se elege Eurico Gaspar Dutra que era do PSD apoiado pelo PTB que se abre todo ao capital estrangeiro. Crescimento com endividamento e alta da inflação. Com desemprego

No contexto externo após a 2ª guerra o mundo passou a ser bipolar, URSS liderando o bloco comunista e EUA o bloco capitalista, em 47 cedendo a pressões do EUA rompeu diplomacia com a URSS colocou o PCB na ilegalidade e caçou o mandato de todos os parlamentares desse partido inclusive o senador Luis Carlos Prestes. Dutra fez um governo onde se abriu ao capital norte americano, endividou o país, inflação alta desemprego e arrocho salarial, abandonou os programas de nacionalismo de Getulio, prejudicou muito as empresas nacionais gastando todas as reservas do país em importações. Eurico Gaspar Dutra foi ministro da guerra de Getulio governou o Brasil de janeiro de 1946 a janeiro de 1951, ganhou as eleições quando concorreu com o Brigadeiro Eduardo Gomes, para tanto se valeu de uma mentira dizendo que Gomes havia dito que não precisava do voto de marmiteiros. Em 51 Getulio volta ao poder eleito pelo povo e governa até 24 de agosto de 1954, quando cometeu suicídio . Todo esse contesto se desenrola durante a guerra fria que durou de 1947 a 1991 com a queda da URSS.

Volta triunfal de Getulio nas eleições de 50 eleito democraticamente, retoma a política de nacionalismo, a qual desagrada o EUA e empresários das multinacionais instaladas no Brasil, desagradam também alguns setores das grandes empresas brasileiras e parte dos oficiais das forças armadas. pg 546/8

Esses 19 anos de democracia foi conturbado, Getulio pressionado cometeu suicídio em 24 de agosto de 54, quando as forças de oposição estavam preparadas para dar o golpe, mas recuaram frente a comoção popular causada pela morte de Getulio. Assume Café Filho por 1 ano.

CARTA TESTAMENTO DE GETULIO

Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.

Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.

"Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.

"Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.

"E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História. 24/08/1954

Nas eleições de 55 Juscelino Kubitschek se elege pelo PSD apoiando pelo PTB tendo como vice João Goulart . Juscelino tanto quanto Getulio desejava um país voltado para o progresso e se elegeu com o Slogan 50 anos em 5, porém Juscelino abriu o país para o capital estrangeiro, ao final de seu governo o país estava endividado com inflação alta .

Janio se elege pela PSP apoiado pela UDN governa durante 7 meses, por ter sido eleito por larga margem de votos Janio acreditava conseguir governar sem o apoio de uma base governistas (deputados e senadores de todos os partidos) não se alinha nem a URSS e nem ao EUA, portanto perde mais apoio, a elite ligada ao governo americano vê com maus olhos, ao renunciar acreditava que teria apoio da população, o que não ocorreu, sendo forçado a deixar o Brasil através da base de Cumbica.

João Goulart que era do PTB foi ministro do trabalho no governo de Getulio, vice de Juscelino e vice de Janio, só que se encontrava em missão diplomática na China ao retornar foi impedido de assumir a presidência, o que só ocorreu com a implantação de um regime parlamentarista (é o poder executivo dividido entre o presidente e o 1º ministro, que era Tancredo neves) mas em 63 houve um plebiscito para saber se o povo desejava o regime parlamentarista ou presidencialista, venceu o presidencialista. Goulart não mais dividia o poder com Tancredo.

Durante o ano de 63 o programa político de João Goulart adotou as reformas de base:

Reforma agrária, tributária, eleitoral e educacional (554) mas as forças de oposição preferiram os chamado Status quo, reforma agrária não é uma atitude comunista mas sim para desenvolver o capitalismo. Ao discursar sobre as reformas de base a elite da qual fazia parte as altas patentes militares, discorda das propostas de Goulart, paralelamente a política de Goulart desagrada ao EUA, o qual para defender seus interesses apóia o golpe contra o governo. O qual ocorre em 31 de março de 64. Todo transição política ocorre durante a guerra fria de 47 a 91 com o fim da união soviética.

O ai 1 o governo poderia alterar a constituição, cassar mandatos políticos do legislativo e direitos políticos além de suspender temporariamente funcionários públicos. Castelo Branco

O ai 2 impõe o bipartidarismo com a extinção de todos os partidos. Arena e MDB determinavam também eleição indireta para presidente

O ai 5 editado no governo de Costa e Silva em 13 de dezembro de 68 prescrevia o seguinte:

Proibia as manifestações de natureza política, vetava o abeas corpus para crimes contra a segurança nacional, e decretou o fechamento do congresso nacional, qualquer autoridade policial poderia dar voz de prisão ao cidadão sem a necessidade de um mandado judicial, isso permitia que qualquer pessoa fosse detida em qualquer lugar, o que ocorria geralmente durante a madrugada.

Ai 13 estabelecia o banimento de pessoas perigosas para a segurança nacional, 69

Ai 14 estabelecia pena de morte nos casos de guerra externa psicológica revolucionaria ou subversiva

Nessa época foi revogada a lei de greve, passou a ser proibida, outra forma de reprimir o trabalhador foi o FGTS o qual facilitava a demissão em massa.

Na década de 70 foi eleito pelo colégio eleitoral Garrastazu Médici, onde para ludibriar o povo além da conquista do tri no futebol pg. 563 o governo encomendou uma musica composta pelos gaúchos Don e Ravel intitulada “Eu te Amo Meu Brasil” com ritmo de marcha militar para contagiar o povo.

Nesse período as prisões e torturas fomentadas pelo AI 5 se intensificaram quanto ao denominado milagre econômico, o Brasil crescia quase a uma taxa de 10% ao ano, era um dos países que mais crescia no mundo, no entanto as riquezas não eram equitativas. Até hoje o pais paga pela má distribuição de renda estando entre os piores países em matéria de qualidade de vida.

O Gal. Ernesto Geisel governou de 74 a 79 época em que ocorreram as mais severas perseguições políticas, em contrapartida teve início a abertura política. O Gal. João Batista de Figueiredo governa de 79 a 85, em seu governo ocorre o fim do bi partidarismo, surge partidos como PMDB Antiga Arena PDS e PFL. E outros como o PT , PDT, PP, PTB, alem das manifestações pelas diretas já em 84 (eleição direta para presidente) conhecida como Emenda Dante de Oliveira em que S. Paulo reúne a maior manifestação, alem da anistia total e irrestrita, objetivando inocentar as pessoas que praticaram atos contra o governo mas principalmente inocentar as pessoas que praticaram atos de tortura e morte durante a época de repressão. O governador de S. Paulo (1979 a 1983) Paulo Salim Maluf construiu um cemitério em Perus para enterrar os torturados como indigentes. Durante o governo de Figueiredo houve grande inflação, desemprego, divida externa enorme. Apesar das manifestações das diretas já Tancredo concorre com Maluf e é leito pelo colégio eleitoral, em que em Dezembro Tancredo viaja para Washington para tomar as bênçãos de tio San.

Tancredo deveria assumir em março, mas adoeceu no dia da posse, em seu lugar assumiu erradamente José Ribamar, conhecido como José Sarney (nome de escritor) na realidade deveria assumir como reza a constituição o presidente do senado na época era o Sr. Ulisses Guimarães. O governo Sarney foi marcado por diversos fracassos, inflação alta, desemprego para combater criou o plano cruzado (congelamento dos salários, das mercadorias e extinção do cruzeiro que perdeu 3 zeros, endividamento do país, recorreu ao FMI, Relação passado presente é a presença de políticos da época da ditadura ainda no poder, isso se deve pelo fato da abertura democrática ser conduzida pelos militares que estavam no poder, se perpetuando da mesma forma que o coronelismo. A comissão da verdade tem papel investigativo, mas não punitivo, ao contrário do que ocorreu na Argentina e Chile onde muitos foram condenados e presos. A abertura política foi lenta e gradual, eleições parlamentares 1974, a extinção dos Atos Institucionais 1978, anistia e fim do bi partidarismo em 79, eleições diretas para governador em 82. Na contra mão = morte do jornalista Vladimir Herzog em 1975, bomba do Rio Centro 1981, fracasso da Emenda Dante de Oliveira 1984. Eleição indireta de Tancredo Neves em 1985. Em 89 é eleito Fernando Collor de Melo, governa até outubro de 92. Foi derrubado por um movimento promovido pela direita,empresários, oficiais do exército, com apoio do EUA.