Escola antiga era boa para quem?
Espero que todos estejam bem,
Sempre recebo de meus alunos este questionamento, que a escola "de antigamente" era bem melhor que a atual. Se era tão boa, porque a mudaram?
Daí, parto para a seguinte reflexão, quando eu estava na escola dos anos iniciais,lembro-me vagamente de rostos e nomes que desapareceram dos bancos escolares. Ouvia sempre assim, ora o aluno era muito burro, por isso saiu, não acompanhava. Lembro-me também, de não poder olhar para o lado, pois a escola era o momento de o professor depositar e os alunos receberem o conteúdo passivamente, não havia reflexão ou discussão sobre o tema com grupo. Assim, se entendia, bem, se não era decorar e ir para frente. Vejam, ia para frente a sobra, o que restava da classe que originariamente havia começado com um determinado números de alunos e após algum tempo, se evadiam por vários motivos.
Aí, pergunto novamente, se os rostos sumiram da minha classe, onde estarão hoje, o que fizeram? Se estes não foram feitos para a escolas, me leva a crer que havia os "escolhidos".
Revisitemos então, a história da educação brasileira. Dualismo, escolar, escolhendo quem fica e quem vai, quem manda e quem obedece.
Mas, poderiam me perguntar agora, mas e hoje com tantos alunos que saem da escola com defasagens de conteúdo, compreensão e dificuldades na leitura e na escrita, não seria também uma camuflagem no dualismo escolar existente na nossa cultura? Diria que não. Ora, a escola "de hoje", é uma escola para todos (constituição e LDBEn), estes TODOS apesar das controvérsias, tem seu lugar garantido no espaço institucional privilegiado para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Quantos rostos hoje, podem se descobrir depois de alguns anos de escola, como um ser histórico, mesmo que não tenha muita noção do que seja um ser histórico. Mas, por uma intuição repertoriada, ou seja, por meio da educação institucionalizada que ofereceu suportes, este individuo passa a buscar por seus direitos e das situações que vier a se envolver aprenderá quais o seus deveres. Aquela história que a vida ensina é verdade, mas quando repertoriada fica mais fácil.
Aquele que não era aluno para a escola, de alguma forma vai aprender a ler e escrever minimamente. E os que não aprenderem, terão a chance de serem encaminhados para receberem diagnósticos competentes para sabermos como educadores até onde este menino ou menina consegue alcançar, mesmo que para nós professores seja difícil vislumbrar ainda o que fazer com estes casos, E os alunos que reencontramos na vida, fazendo EJA ou mesmo procurando pela faculdade após anos de término do ensino médio? A necessidade e maturidade. Cada um no seu tempo.
Todavia, estes rostos estão lá. Estamos todos juntos e misturado. Somos uma gente só.
Por isso, uma escola para todos, significa isso mesmo, TODOS. Então, recomecemos a nossa discussão, a escola antiga era boa porque mesmo?