A filosofia de Averróis e o movimento aristotélico.
Averróis, Averróis.
Filósofo medieval.
Reconstrutor do pensamento de Aristóteles.
A razão de sua importância.
Em seu magnifico livro.
A destruição da destruição.
Averróis salvou Aristóteles do esquecimento.
Transformou sua genialidade em imortalidade.
Reabilitou o pensamento árabe.
Averróis, Averróis.
Sistematizou tudo o que os árabes tinham guardado.
Do pensamento helênico.
Particularmente, Aristóteles.
Averróis, não acreditava em deus.
Era estudioso de Aristóteles.
Sustentava a tese de Aristóteles.
Que todas as almas eram mortais.
Aristóteles entendia a alma apenas como cognição.
O homem fala, o senso comum imagina que a linguagem é a alma.
Portanto, Alma e corpo são as mesmas realidades.
Cognição e materialidade.
Espírito e linguagem, produtos do mesmo fenômeno.
O Pensamento de Aristóteles, foi traduzido para o árabe.
Pelo filósofo Averróis.
Filosofia retratada em sua grande obra.
A destruição da destruição.
Entretanto, a filosofia de Averróis.
Exerceu grande influencia na sociedade ocidental.
Medieval.
Particularmente na Escolástica formulada
por Tomás de Aquino.
Quando foi superada a ideia da alma separada do corpo.
O que tinha sido anteriormente, assimilada por Agostinho.
Ressuscita a alma e não o corpo.
Acepção contraria, a Cristologia.
Pois Jesus sempre referiu à ressurreição do Corpo e da Alma.
Tomás de Aquino assimila a nova morfologia.
Lendo os trabalhos de Averróis.
A importância da contribuição árabe ao mundo ocidental.
Entretanto, Tomás de Aquino.
Procurou refutar o movimento averroísta.
Que defendia certo materialismo.
A natureza estava cheia de almas.
Porém, os averroístas procuram harmonizar.
Aristóteles com a fé islâmica.
Do mesmo modo, Tomás de Aquino.
No entanto, epistemologicamente Aristóteles.
Nunca acreditou em alma, como conceito ressurrecional.
Edjar Dias de Vasconcelos.