Tecnologia e Escola
Vivemos na era digital onde a tecnologia nos proporcionou uma maior interação com o mundo. Atualmente podemos nos comunicar com qualquer pessoa mesmo que ela esteja do outro lado do hemisfério é o que chamamos de uma sociedade global.
Os fluxos da sociedade global expressam-se pela grande conectividade e deslocamento de capitais, integração econômica, social, cultural, política, informações e pessoas por todo o planeta.
Através da tecnologia pode-se conhecer diferentes culturas e diversos idiomas, além disso, podemos compartilhar experiências educacionais e pessoais com um maior dinamismo e criatividade.
A educação a distância trouxe consigo vantagens para que o aluno possa estudar a qualquer hora e em qualquer lugar e a facilidade para quem não tinha tanto tempo disponível.
A desvantagem é que se o aluno tem uma dúvida nem sempre será tirada naquele exato momento. A praticidade que ele teria com a interação entre alunos e professores seriam diferenciadas.
A informática como ferramenta educacional é algo indispensável, pois vivemos em um mundo voltado para a tecnologia onde o aprendizado torna-se mais dinâmico.
Por outro lado, esse mesmo meio de comunicação trouxe consigo um questionamento será que tanta informação gera realmente um aprendizado quando falamos de internet?
As pessoas querem tudo instantaneamente e se esquecem de apurar as fontes que realmente trazem o verdadeiro conteúdo. Por este motivo é necessário que o educador saiba instruir os seus alunos para que ambos tenham a internet como ferramenta de aprendizado e dinamismo.
Plataformas de comunicação entre pais, alunos e professores. Vídeo aulas, audiobooks trabalhar com a imaginação e a criatividade dos alunos. Ebooks onde o aluno pode acessa em qualquer dispositivo.
As mudanças na sociedade do século XIX e o desenvolvimento da sociedade burguesa levaram a instituição escolar a ter um papel específico dentro do modelo capitalista de organização. As novas necessidades para a vida urbana e industrial suscitam da educação escolar um papel específico na formação de uma população apta para este momento.
Segundo Durkheim o aluno seria moldado na escola é como se ele fosse o ‘barro’’ e a escola o ‘’oleiro’’. Sendo assim projeta o aluno para se enquadrar nas normas e princípios sociais que a sociedade julga ser corretas, portanto, na escola eles teriam seus instintos particulares contidos para que os valores da sociedade como um todo prevaleça, e a organização social permaneçam então é necessário trabalhar a disciplina, conjunto, hierarquia.
Ainda segundo Durkheim o papel do estado é lembrar sempre o cidadão dos seus direitos e deveres. Isto seria feito por meio de uma educação nacional acima de interesses particulares.
Durkheim afirmava que as crianças eram mais sugestionáveis que os adultos e mais propensas à imitação. O modelo a ser imitado era construído pelo professor.