Desenvolvimento do juízo moral (3)

Metodologia para a construção de combinados entre o adulto e a crianças ou crianças/alunos de uma determinada sala de aula.

Apresentar o problema

Em seguida as consequências

As sugestões por parte de quem está com o problema

Resultados se o combinado for mantido.

Avaliação

Agora, depois de aplicada a metodologia é preciso acompanhar o processo. Se persistir o problema, aplique os mesmos procedimentos até por 3 vezes, porém, se o problema continuar está na hora de lançar mão das sanções por reciprocidade e não expiatórias.

Sanções expiatórias e, por reciprocidade

As sanções expiatórias normalmente se apresentam desvinculadas do delito. Ocorrem quando ela são aplicadas sem aviso prévio, sem que a criança saiba o que vai acontecer se o combinado não for respeitado.

Já as sanções por reciprocidade estão intimamente vinculadas ao delito e, são selecionadas, discutidas e escolhida por aquele que está com o problema, a criança sabe, previamente, o que vai acontecer com ela, caso o combinado não seja respeitado.

Cuidados.

A criança normalmente escolhe as piores sanções e, ás vezes até nós adultos. Por fim, acabamos por não ter pernas para mantê-lo e, o não vira sim, num piscar de olhos.

Manter a palavra, portanto,é fundamental.

Por último, para aplicar essa metodologia é preciso acreditar na criança e contribuir para que ela resolva seus problemas

.Ela é um ser pensante, portanto, sabe buscar saídas de resolução de problemas, basta que o adulto ofereça a ela oportunidades reais, de forma que possa legislar, estreitando as relações, construindo confiança e reais condições para a progressão do seu processo de desenvolvimento moral.

Yvone Restom

10/11/2015

Yvone Restom
Enviado por Yvone Restom em 11/11/2015
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