Estudos Sociais para jovens brasileiros - Parte 1
Este livro resulta de um projeto escandalizador em relação ao material didático de História nas escolas públicas nos primeiros nove anos de estudos. Nossa proposta é que professor e alunos tenham como base de seus estudos e consultas os livros de História mais antigos, outrora renegados, como instrumentos de síntese, associados aos livros, contemporaneamente, produzidos, combinando dados fundamentais apropriados a compreensão em cada idade com as contribuições da historiografia ao longo do tempo. O método antigo era bom para ensinar, embora incompleto.
Defendemos a importância de ditados, questionários, palavras-cruzadas, cópias de textos e questões reflexivas como métodos de aprendizagem e desenvolvimento do aprendizado por parte do professor e do aluno. Datas e nomes, conforme o ano de ensino em que se encontram os alunos são secundários, mas importantes.
O sucesso do aprendizado em História depende de cinco fatores: o engajamento do professor no seu aperfeiçoamento e preparo intelectual e metodológico das aulas, no interesse dos alunos despertado pelo professor e na participação da família incentivando o aluno nos estudos. Um ensino de História exitoso se faz com material de apoio didático nas mãos do professor e dos alunos, com boa biblioteca na escola ou no município.