Educação x Educação a Distância
 

   No entendimento de que a educação constitui um conjunto de ações que ocorrem em um ambiente de ensino-aprendizagem, no qual o valor maior do conhecimento é a sabedoria adquirida ao longo do tempo. Tudo é permeado pela troca de saberes e enriquecimento de ideias, de forma mediadora e que possam contribuir para uma formação cidadã. Incluem-se os seus valores sociais e culturais, onde o conhecimento e a saberia - num processo dinâmico e motivador - se constroem de forma integradora. 
 
  Surge então, com o novo cenário tecnológico, a Educação a Distância (EAD), favorecida pelo acesso às novas tecnologias, adventos, principalmente da informática e do acesso à internet. Assim, o aperfeiçoamento de novas metodologias inova o processo de construção do conhecimento. Desta forma, torna-se clara a quebra de mais um paradigma da educação; onde o limite de abrangência que se pretende atingir com essa nova modalidade de ensino, vai depender do grau de conhecimento que se pretende atingir; e do desejo e da satisfação de aprender. Tudo isso, mediado de forma muito dinâmica e com autonomia. Na EAD, a distância e a adaptação às metodologias criativas e inovadoras são os fatores que se devem levar em consideração, nesse processo de construção do conhecimento. 
 
   Os pontos comuns a serem considerados entre EAD e a educação presencial, residem no desejo de aprender e de mediar o conhecimento, através da interação entre: professor-aluno; aluno-professor; e com a turma de formação.
 
 
(Imagem: aix.com.br)