DROGAS,O MAL DO SÉCULO!

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.

A escola é a única instituição que pode ajudar o jovem a não se envolver com as drogas, pois ela dispõe de projetos que são trabalhados em sala de aula, que faz com que os nossos alunos possam então evitar que tenha o contato com as drogas. Mas infelizmente a grande parte dos adolescentes já teve ou tem alguém da família que são usuários ou até mesmo trafica a droga na cidade.Para Lee Jong-wook, diretor-geral da OMS, os problemas associados à dependência de tabaco, do álcool e de substâncias ilícitas merecem grande atenção dos órgãos públicos e necessitam de políticas eficazes e baratas para solucionar o problema. "Ainda há muitas lacunas sobre a dependência química, mas este relatório mostra que já conhecemos bastante sobre a natureza destes problemas", disse Jong-wook.

A OMS ainda alerta para a difícil aceitação dos tratamentos tradicionais. De acordo com o relatório, a alternativa mais viável seria a aplicação de substâncias que simulam os efeitos de outras substâncias psicoativas sem alguns de seus efeitos mais prejudiciais.. Na realidade, os seres humanos, em todas as culturas, contaram com substâncias capazes de alterar a forma de perceber a realidade, usadas em festas e rituais, de forma que as drogas psicotrópicas tinham o seu lugar bem definido e seu uso controlado e protegido pela sociedade. E só lembrarmos que, em nossa cultura, o brinde feito com bebidas alcoólicas e celebrado com desejos de “saúde”! Alem do uso como fonte de prazer, sempre existiu o uso sagrado, mágico ou medicinal. A religião e a medicina foram duas fontes básicas de conhecimento das drogas psicotrópicas. Mais recentemente, entretanto, essas drogas passaram para um domínio bem diferente: o da produção e comercio em larga escala.No mundo globalizado, não foi apenas o consumo do tabaco que se tornou.E ainda nos nossos dias os jovens precisam se informar mais sobre o tema, pois vivemos em uma sociedade em que há o conhecimento sobre determinados temas devem e podem ser esclarecidos e debatidos no ambiente escolar.É preciso que a escola possa promover um debate e esclarecer como as drogas estão cada vez mais aproximando os nossos alunos,para este perservo e cheio de artimanhas,é preciso que haja uma interação sobre este assunto tão importante nos nossos dias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Organização mundial de Saúde.(OMS)

JORGE, Ingrid Elisabet Wally e TEIXEIRA, Maria Angela M.INTERAGINDO E APRENDENDO COM A VIVÊNCIA COTIDIANA PARA UMA TRANSFORMAÇÃO NA PRÁTICA SOCIAL 2009.

DUPONT Jr. Robert L.Drogas de entrada Editora Prisma.México 2007.

CONCEIÇÃO Adaylton Prevención y Asistencia ( no I Congresso sobre Prevenção e Tratamento de dependência de drogas)Ponta Del leste – Uruguay.

______. Secretaria de Educacao Fundamental. Parametros Curriculares Nacionais:

Terceiro e quarto ciclos: introducao aos temas transversais. Brasilia: MEC/SEF, 1998.

______. Secretaria

Junqueira LAP. Novas formas de gestao na saude: descentralizacao e

intersetorialidade. Revista Saude e Sociedade 1997; 6:31-46.

Meyer DEE

Liliane Campos
Enviado por Liliane Campos em 24/10/2012
Código do texto: T3950655
Classificação de conteúdo: seguro