LIMITES: DO COLO AO CASTIGO COMO EDUCAR SEM ULTRAPASSAR A LINHA DO RESPEITO
Artigo apresentado como exigência para obtenção do título de pedagoga ao curso de Pedagogia da ANHANGUERA-UNIDERP INTERATIVA, ano 2010.
RESUMO
Como se vê, nesse inicio secular, nunca se falou tanto em educação. Pais professores, gestores tem procurado, de alguma forma, entender o que realmente está acontecendo, essa nova geração. A nova geração familiar não tem um referencial, esses novos pais confundem a relação aberta com a falta de limite. A família passou de pai e mãe à babá, psicólogo e a professora para atuarem na vida do individuo em formação. O fato da mulher buscar sua realização profissional a colocou em pé de igualdade com o homem, porém ambos esqueceram que existe um abismo entre a ausência e a presença de ambos na criação dos filhos, a intensidade se sobrepõem a quantidade, porém é mais fácil delegar as funções parentais aos outros. É nesse ponto que nasce o confronto entre família e escola. A família acredita que a escola pode e deve exercer a função de socializar a criança. A falta de limites pode provocar nas crianças a sensação de abandono, com a falta de orientação e controle, elas se tornam absolutas em suas atitudes. A preocupação em observar o comportamento da criança requer compreender os paradigmas do limite e do respeito numa abordagem em dar o colo ou castigo. O processo de educação e formação do ser humano não é uma tarefa fácil. Os limites não são adquiridos por herança, são criados. As crianças precisam estar sob a autoridade e controle dos pais, então podemos pensar que disciplinar é a arte de ensinar o autocontrole à criança pelas conseqüências de seus atos. Em todas as sociedades, cada membro tem seu próprio espaço. O importante é que esses limites sejam permeáveis o suficiente para permitir a passagem. A coisa mais difícil que existe nesta vida é educar um ser humano, pois que demanda a nossa atenção por um tempo, que deixamos de perceber porque até o ultimo momento podemos receber educação. Alguns fatores apontam as causas da falta de limites na educação das crianças de um modo geral, destacando os valores morais que sumiram do nosso cenário.
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