A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Neste mundo globalizado, numa era digital que se modifica e se aperfeiçoa dia a dia é praticamente impossível viver sem interagir com internet. Diga-se e com isso que cada vez mais cresce o número de pessoas que participam desse mundo virtual e crianças ainda bem novas estão tendo acesso de forma surpreendente a este meio tão magnífico e cheio de interatividade. Não basta ter um instrumento na mão é preciso saber usá-lo. Jogos, brincadeiras, redes sociais e muito mais já fazem parte da vida de nossos estudantes, é necessário porém que a escola participe dessa evolução tecnológica e de forma bem educacional. Como diz Marcushui em seu discurso sobre (Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital) “ Quanto à escola, a resposta já está nos novos manuais didáticos do ensino fundamental que trazem reflexões sobre e-mail, blog, chat e outros gêneros”pg, 17

É de suma importância, que a comunidade escolar conheça mais sobre os gêneros digitais, isto inclui principalmente professores e alunos. Nesse sentido, Gomes afirma: “ A comunicação mediada pela tecnologia provoca mudanças em nossa maneira de ler e escrever. Essas mudanças surgem pela necessidade de utilizar os recursos do meio digital”. Hipertexto no cotidiano escolar, pg 14

As novas tecnologias com certeza trazem novos rumos. Será que isto implica em uma nova maneira de agir e de pensar diante de tantas possibilidades tecnológicas? É bem certo que novos conceitos estão sendo adquiridos pelas mídias eletrônicas , para tanto faz-se necessário o ensino das mesmas no contexto escolar , haja vista que muitos ouvem falar , mas nem todos sabem o que é e como usar corretamente essas ferramentas tão maravilhosas

As redes sociais estão presentes na vida de grande parte dos adolescentes como também das crianças. Facebook, Orkut, Badoo, MSN, Twiter, Blogs, E-mails e muito mais são expressões bem presentes no cotidiano de nossos estudantes. Os mesmos interagem de forma envolvente, por isso não há como a escola manter-se longe de todos esses gêneros. Para tanto é importante definir o que queremos ensinar e com isso traçar objetivos do que queremos alcançar. Tudo tem uma finalidade. Se uma escola ainda não tem uma página do Orkut ou facebook a criação da mesma será de muita importância, mas deve-se pensar se isso vai ser útil a esta comunidade. Será que a realidade da comunidade escolar vai ser atendida? Um levantamento de dados sobre quantos possuem acesso à internet, vai ajudar na conclusão desta proposta. Por exemplo, a criação de um blog deve vista como uma ótima ferramenta educacional, mas não basta apenas criá-lo, é preciso saber usar e alimentar. As postagens precisam ser constantes, os artigos atraentes e envolventes. É importante que seja interessante para que seja bem aceito.

Tanto professores de linguagem como os demais, podem utilizar o laboratório de informática para ensinarem e utilizarem os gêneros digitais. Há de se concordar com Iúta Lerche Vieira quando diz: “O uso da tecnologia digital para ler, escrever e divulgar informações transformou radicalmente a natureza da comunicação escrita e o letramento convencional , introduzindo novos gêneros digitais, práticas discursivas e estabelecendo um novo paradígma nas ciências da linguagem”(pg, 1. Tendências em pesquisas em Gêneros textuais)

São várias as possibilidades de uso dos gêneros digitais: questionário, pesquisas, avaliações entre outros podem ser feitos no Google Docs. no caso do Blog, os alunos podem produzir textos e inserir imagens acompanhados do técnico ou professor. Pelas redes sociais podem manter contatos e interagir com os alunos. Os E-mails podem ser utilizados de forma inteligente e atraente . Sabendo da grande importância dos uso dos gêneros digitais no âmbito escolar, é preciso entretanto criar espaços para toda essa interatividade e saber que o mundo cibernético é de todos, e por isso, todos precisam podem e (devem) participar dele.

Observações:

Artigo escrito como tarefa do curso de

Especialização em Língua Port. Gêneros Textuais

Disciplina: Gêneros Digitais e construção do sentido no

hipertexto

Universidade Federal de Mato Grosso

Campus Universitário de Rondonópolis-Mt -CUR

Instituto de Ciências Humanas e Sociais- ICHS

Departamento de Letras

Professora: Ms. Ana Cristina Lobo Souza

Aluno: Raimundo Soares de Andrade

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Gomes, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar Ed. São Paulo: Cortez 2011

Marcuschi, Luiz Antônio, Xavier Antônio Carlos Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido (orgs.). - 2.ed. - Rio de Janeiro, Lucerna, 2005