Nas malhas finas do quarto bimestre... E a recuperação chegou!...Dicas para melhorar o estudo.

O quarto bimestre chegou e o anúncio de férias aproxima-se para aqueles que lograram êxito na contabilidade do boletim escolar. Contudo, existe também um grupo que irá permanecer mais um pouco no ambiente escolar. Estes terão que enfrentar o fantasma da recuperação. Um período tenso uma vez que, tanto o aluno quanto o professor estarão trabalhando em um menor tempo o(s) conteúdo(s) que foram trabalhados durante o ano.

É um momento de alta tensão porque este grupo infelizmente marginalizado devido ao fato de aparentemente não terem tido competência ou habilidade para igualar-se aos demais.

O que fazer então para desmistificar esta problemática?

Primeiramente a escola, as famílias devem reconhecer a individualidade do aluno. Jamais utilizar-se de rótulos que os torne derrotados. Ao contrário! É necessário que os alunos em fase de recuperação percebam que ainda podem aproveitar a chance que lhes é dada para reverter tal situação. Nunca é tarde para tentar! Outro hábito que deve ser abolido é o da projeção. É por a culpa exclusivamente no professor que não teve a capacidade de levar o aluno ao entendimento da disciplina ministrada .Não devemos esquecer que o processo de ensino-aprendizagem não ocorre de maneira unilateral,ou isolada.O professor ministra a sua aula ,porém, compete ao aluno interessar-se pela mesma.Caso isso não ocorra, a família deve notificar a escola que verifique de que forma essas aulas acontecem. Observar se os recursos e a metodologia utilizada pelo professor estão adequadas para despertar o interesse do aluno. Não existe mais nada cansativo que uma aula sem estímulo, que não desperte a curiosidade e desenvolva o senso crítico.

As escolas oferecem durante o ano letivo, vários momentos para verificação do rendimento do aluno, nas quais ,esperasse que sejam feitas propostas para melhorar as relações entre escola –família,professor-aluno.

Sabemos que o aluno é avaliado não apenas no aspecto quantitativo, mas também no qualitativo e ambos estão interligados numa cadeia de interdependência que acabam por influenciar no somatório do resultado final. Fatores como: Falta de afetividade, questões de ordem financeira ou de saúde, além da falta de diálogo são alguns elementos que acabam tecendo o aluno em uma grande teia, na qual muitas vezes, ele torna-se prisioneiro, devido a sua imaturidade para resolvê-las.Sendo assim, é compreensível notar que a atenção diminui e é lógico a motivação em aprender.À medida que os problemas crescem a atenção e motivação diminuem.

Uma vez confirmada a recuperação o certo é dedicar-se a aproveitá-la. Nada de choro, de sentir pena de si mesmo. É hora de sacudir a poeira e tentar dar a volta por cima. O pior derrotado é aquele que não vai à luta! Respirar fundo, acreditar na força interior e na supremacia de um ser maior independentemente da religião o que importa é a fé!

O aluno em fase de recuperação precisa de autodisciplina

1-Manter o material organizado

2- Caprichar nas anotações

3- Pesquisar

4- Conversar com os professores

5-Tirar dúvidas

Outra dica é escolher um lugar tranqüilo para estudar evitando distrações ( TV ligada,conversas paralelas,som alto, etc...)

Ler, pesquisar, aprender a fazer resumos revisar antes das provas.

Outra dica é formar grupos de estudo, porém... Atenção! Não criar grupos para mero encontro de amigos. Neste momento não é hora de perder tempo.

Cuidar do corpo, da alimentação. Evitar frituras em excesso bem como condimentos, (maionese, catchup, pimenta entre outros ,pois,geralmente estes alimentos influenciam na má digestão e isto causará um mal-estar (coisa desnecessária para este delicado momento).

Tentar dormir tempo suficiente para recarregar as energias ajuda a memorizar melhor o conteúdo a ser estudado.

Nada de usar aquele remedinho ou energéticos que tiram o sono para tentar passar a noite em claro estudando. Isto pode prejudicar ainda mais seu desempenho. Se o corpo cansou é hora de recolher. Melhor acordar mais cedo e estudar no outro dia que passar uma noite em claro na vã ilusão que está aproveitando melhor o tempo.

Cuide de sua aparência. É muito bom sentir-se bem consigo mesmo. Tirar um tempo para um bom banho relaxante.

Caminhar, nadar, andar de bicicleta, dançar ouvir uma boa música são algumas opções para relaxar logo após o horário de estudo.

É importante que o aluno tenha a consciência de que além das aulas de recuperação na escola ele deverá dedicar fora desta, um tempo maior de estudo. Dedicação e concentração são itens indispensáveis para obter sucesso nas provas.

Agora se mesmo assim, ainda não for possível ser aprovado não precisa desanimar. O essencial é que este aluno alimente sonhos, defina suas metas, para o próximo ano, pois, somente assim conseguirá ter a motivação para lutar e vencer. Afinal capacidade todos tem. Basta apenas descobrir suas habilidades e exercê-las com competência e isto, claro requer experiência.

Pedagoga ,Alfabetizadora e pesquisadora (Linguística e Literatura)

Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Pós graduação- Linguistica Aplicada a Língua e a Literatura

Acadêmica de Letras-UEPA

Conceição do Araguaia -Pará

Clara Fênix
Enviado por Clara Fênix em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3348831