PRESIDENTE OU PRESIDENTA?
Recebi o email abaixo listado sobre o uso da palavra "PRESIDENTA".
Eis a minha resposta a seguir:
Bom dia!
O texto, além de interessante, é esclarecedor.
No entanto, o termo 'presidenta' não é recente e já consta no DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA há muito tempo. Eu tenho um exemplar autografado pelo saudoso Aurélio Ferreira Buarque de Holanda [http://falabonito.wordpress.com/2007/01/06/presidente-ou-presidenta/] onde consta esta grafia o qual comprei em 1979.
Embora esquisito seja o uso de 'presidenta' o povo já, há muito, o consagrou como vernáculo. Portanto, devemos aceitá-lo, embora não concordemos. É corretamente legal o seu uso.
Aprendemos que a língua não subsiste somente de regras, mas admite exceções e esta é uma delas.
Qual seria o antônimo de 'problemática'? Seria 'solucionática'? Não, mas bem poderia ser. No entanto, o nosso querido 'DADÁ MARAVILHA' foi barbaramente criticado ao dizer em uma entrevista que "Para toda problemática existe uma 'solucionática'." Deveríamos tê-lo aplaudido por ter criado um neologismo para preencher essa vacância. Foi alvo de chacotas. Fosse um "Rui Barbosa" ou algum acadêmico das letras, imediatamente teria sido aclamado e elogiado como genial.
O Professor Pasquale falou eu seu programa na Rádio Globo que esta palavra existe e é correto o seu uso. Confira em "Com a palavra, o Professor Pasquale" [http://radioglobo.globoradio.globo.com/com-a-palavra,-o-professor-pasquale/2010/08/09/A-PRESIDENTE-OU-PRESIDENTA.htm].
Grato por ter compartilhado comigo tão interessante texto.
Deus a abençoe grandemente.
Bosco Esmeraldo
======================
Em 8 de julho de 2011 23:02, "usuária"* escreveu:
A presidenta foi estudanta?
Uma belíssima aula de português.
Foi elaborado para acabar de vez com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta.
Será que está certo?
Acho interessante para acabar com a polêmica de "Presidente ou Presidenta"
A presidenta foi estudanta?
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Por favor, pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação.
===============================
(*) Resguardei o nome da remetente para manter sua privacidade.