O direito de cursar níveis superiores
O estudo é um direito de todos os cidadãos. Embora as leis relacionadas à educação não sejam claras, é muito comum que as pessoas falem sobre os grandes projetos que o governo vem fazendo em prol de uma educação qualificada e precisa. Os jovens precisam de ensino, sem este não poderão competir com jovens profissionais estrangeiros.
As Universidades Públicas são consideradas as melhores. Professores comprometidos, instalações apropriadas e custos reduzidos. Nada disso é verdade. Os desprivilegiados financeiramente passam em média dois anos se preparando para o vestibular que lhes garante uma vaga sem qualquer custo numa Universidade Estadual. Uma vez que consegue essa vaga – o que é quase impossível – esses alunos se deparam com despesas extras não citadas anteriormente.
Qualquer pessoa que pague a inscrição está apta a fazer o vestibular. Sem ter que provar sua renda, muitos estudantes de classe média alta e classe alta também se inscrevem e muitas vezes passam. Não por que são ótimos alunos, mas por que seus pais têm qualquer tipo de influência sobre os órgãos responsáveis. Mais da metade desses alunos desistem na metade do curso, por que são descomprometidos, tirando assim, a vaga de outros alunos que dariam tudo para estar naquela posição.
A felicidade de conseguir uma vaga no curso de medicina trouxe de volta àquele lar a luz do sol. Foram meses de esforços, de agonia, mas o final fora feliz. Começam as aulas. O filho, que tanto esperou por aquele momento, percebe ao longo dos dias que nem tudo que se diz, é verdade. A maioria dos alunos pode pagar pelos cursos, pois vão e voltam de carro importado. Os professores passam então a lista de material necessário para o curso. Utensílios caríssimos, livros importado.
O sonho daquele jovem se desfaz em poucas semanas. Todos aqueles meses de estudo, matematicamente falando se igualavam a zero. Os pais que projetavam grandes expectativas para o futuro voltam a entrar em depressão. O mesmo governo que prometeu àquele jovem um futuro melhor acaba de lhe roubar dois anos de sua vida. Como se isso não bastasse, as seqüelas emocionais ficarão para sempre.