QUE TAL CONHECER MELHOR AS MOTOS DE 150 CC???

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DA REVSITA DUAS RODAS DE 2014

TESTE: HONDA CG 150 TITAN X YAMAHA FAZER YS 150

Duelo com motocicletas 150cc traz informações de custos para ver quem se destaca entre as populares

Colocar dois ícones do segmento street frente a frente não é uma tarefa fácil. Honda CG 150 Titan e Yamaha Fazer YS 150 brigam pelo consumidor que busca uma moto resistente, de manutenção simples e econômica.

Entretanto, esse consumidor também busca um modelo com apelo visual e esportividade nas motos básicas usadas pelos motoboys que circulam diariamente pelas ruas da cidade de São Paulo, por exemplo.

Neste comparativo, além dos aspectos dinâmicos, nós analisamos outros detalhes, como preços das peças de reposição, garantia, seguro, rede de concessionárias etc. Condições que influenciam o bolso do motociclista e podem ser decisivas no momento da compra.

Visual

O modelo da Honda vem sofrendo atualizações constantes. Farol e lanterna traseira nos remetem aos modelos de maior capacidade cúbica da marca. O design, aliado ao novo grafismo e painel digital, deixou a Titan mais jovem.

A receita também foi seguida pela Yamaha quando criou a Fazer 150. Conjunto óptico, aletas, suporte de placa com ares mais esportivos e lanterna traseira bipartida conferem um aspecto mais radical ao produto, que traz um belo painel análogo-digital.

Fixação e Bagagem

A CG 150 oferece mais pontos de fixação de bagagem, inclusive um sob o assento. A alça do garupa, no caso da Yamaha, envolve todo a parte de trás do banco, enquanto a do modelo Honda, mais ergonômica, fica posicionada nas laterais. Em ambas é possível usar o suporte das pedaleiras para ancorar a bagagem. Nesse quesito, a CG 150 ainda sai na frente por contar com uma trava lateral para prender o capacete.

Comandos

Em nenhum dos modelos avaliados há botão de corta-corrente no punho direito, só o de acionamento do motor. Tanto na CG 150, quanto na Fazer 150, o acionamento de farol, buzina e setas é feito por comandos posicionados no punho esquerdo.

Motor

A receita mecânica é praticamente a mesma nos dois modelos: um cilindro com arrefecimento a ar, injeção eletrônica e sistema bicombustível. A Honda adotou o termo “Flex One”, enquanto a Yamaha vai com a nomenclatura “BlueFlex”. No motor, a YS 150 conta com balanceador antivibração, pistão de metal leve e cárter de alta rigidez.

Já a CG Titan, comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Em ambas, o objetivo foi o de minimizar a vibração característica do monocilíndrico. Na prática, as soluções encontradas pelos times de engenharia surtiram efeito positivo em ambas as motos. A Yamaha vibra um pouco mais. Todavia, não chega a incomodar.

Quando abastecida com gasolina, a CG 150 Titan gera potência máxima de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 6.500 rpm. Se o combustível escolhido for etanol, a potência máxima passa a ser de 14,3 cv a 8.500 rpm, e torque máximo de 1,45 kgf.m a 6.500 rpm. Já a marca dos diapasões divulga a mesma potência para gasolina ou etanol - 12,2 cv a 7500 rpm e torque de 1,28 kgf.m a 5.500 rpm.

Na prática, a Yamaha Fazer mostrou-se mais esperta do que a CG 150, estando ambas abastecidas com etanol. Motivo: o torque máximo da Fazer chega primeiro, facilitando o deslocamento pelo trânsito carregado dos centros urbanos. Rodando na cidade, o consumo médio foi de 30,7 km/l para a CG Titan e 28,8 km/l para a Fazer 150. Claro que esta medição pode variar muito por conta do estilo de pilotagem, peso transportado e condições das vias.

Suspensão

No quesito suspensões as receitas são tradicionais e eficazes: garfo telescópico convencional dianteiro e sistema bichoque (amortecedores e molas) na traseira. O modelo da Honda traz suspensão dianteira com 135 mm de curso. Na traseira, 106 mm.

Na frente, os pneus são nas medidas 80/100 – 18 na dianteira e, na traseira, 90/90 – 18 (Pirelli de perfil convencional). A Yamaha Fazer usa 120 mm de curso na dianteira e 92 mm de curso na roda traseira. O modelo usa pneus 2.75-18 na frente e 100/80-18 na traseira, que não usa câmara (Metzeler de perfil esportivo).

As duas motos contam com rodas de liga leve. Aqui ambas cumprem perfeitamente o que prometem. No entanto, a suspensão da Yamaha mostrou-se mais macia. A da Honda é mais firme para aguentar a “buraqueira” das ruas e avenidas dos grandes centros.

Freios

No quesito segurança a Honda leva grande vantagem pela adoção do sistema CBS (Combined Braking System). Ao acionar o pedal de freio traseiro da CG 150 Titan, o freio dianteiro é acionado.

A proporção de frenagem passa a ser de 66% para a roda traseira e 34% para a dianteira. Segundo a fabricante há uma redução de 20% no espaço de frenagem, em comparação com um modelo standard.

Na prática, quando o motociclista pisa no pedal de freio traseiro, o pistão do meio dos três da pinça dianteira é acionado juntamente com a lona traseira.

Apertando somente o freio dianteiro, duas pinças da dianteira são acionadas. Na dianteira disco simples de 240 mm de diâmetro e, na traseira, tambor com 130 mm de diâmetro.

Os freios da Fazer 150 são mais convencionais: disco de 245 mm de diâmetro na dianteira e tambor mecânico de 130 mm de diâmetro na traseira.

Embora a configuração seja bastante simoliar nas duas motos, na prática a CG vence justamente pelo CBS, que oferece resposta mais rápida e eficiente.

Seguro

Fizemos a cotação do preço do seguro com a corretora MM5, especializada em seguros de motocicletas. Usando como base o perfil de um motociclista de 37 anos, casado e morador em São Paulo conseguimos o melhor preço com a Mapfre Seguros.

A cobertura é total e protege contra colisão, incêndio, furto e roubo por um preço a partir de R$ 1.056,32 anuais para a Yamaha Fazer e R$ 1.392,92 para a CG Titan.

A cobertura só é valida para quem usa a moto como meio de transporte para se deslocar ao trabalho ou lazer. Infelizmente motos usadas por estudantes e profissionais (moto-frete e moto-taxi) estão fora dessa cobertura.

Preços

Os preços públicos sugeridos pela Honda são um pouco distantes. R$ 8.180,00 para a CG 150 Titan EX, sem as despesas de frete e seguro. A Yamaha Fazer 150, por sua vez, custa R$ 7.550,00 em sua versão ED, ano/modelo 2014/2014.

Garantia, revisões e preços de peças - Honda

Quem compra a CG 150 Titan tem direito a três anos de garantia e sete trocas de óleo grátis. Porém, para garantir este privilégio, todas as revisões tem de ser feitas em uma cessionária da marca.

As sete trocas de óleo grátis, funcionam da seguinte maneira: a partir da terceira revisão feita na concessionária, o cliente não irá gastar com esse item nas próxima sete revisões.

Ou seja, até a nona revisão, o consumidor não pagará nenhuma troca de óleo, mas arcará com as despesas dos demais serviços feitos na concessionária.

Pacote de peças de reposição*

Honda CG 150 Titan EX

Pastilha dianteira: R$ 92,00

Lona traseira: R$ 35,00

Pisca dianteiro esquerdo: R$ 35,00

Manete esquerdo: R$ 20,00

Retrovisor esquerdo: R$ 40,54

Conjunto óptico: R$ 101,42

Troca de óleo: R$ 32,00

Garantia: 3 anos

Número de concessionárias: 1.200

Garantia, revisões e preços de peças - Yamaha

A garantia da Yamaha é de um ano e a fabricante oferece uma campanha de preços fixos nas revisões até 30.000 km. De antemão, o cliente sabe o quanto gastará e quais serviços serão executados pela concessionária. Veja o plano e os custos:

1ª revisão: 1.000 km, R$ 58 – Dois litros de óleo Yamalube, 1 gaxeta dreno, 1 filtro de óleo e 1 anel da tampa de óleo

2ª revisão: 5.000 km, R$ 25,00 – Um litro de óleo Yamalube, 1 gaxeta dreno, 1 gaxeta tampa válvula

3ª revisão: 10.000 km, R$ 216,00 – 2 litros de óleo Yamalube, 1 gaxeta dreno, 1 filtro óleo, 1 anel de tampa filtro de óleo, 1 gaxeta tampa de válvula, 1 vela de ignição

4ª revisão: 15.000 km, R$ 207,00 – 1 litro de óleo Yamalube, 1 gaxeta de dreno, 1 gaxeta tampa de válvula, 1 filtro de ar, 1 filtro de combustível

5ª revisão: 20.000 km, R$ 268,00 – 2 litros de óleo Yamalube, 1 gaxeta de dreno, 1 filtro de óleo, 1 anel tampa filtro de óleo, 1 gaxeta tampa de válvula, 1 vela de ignição

6ª revisão: 25.000 km, R$ 145,00 – 1 litro de óleo Yamalube, 1 gaxeta de dreno e 1 gaxeta da tampa de válvula

7ª revisão: 30.000 km, R$ 278,00 – 2 litros de óleo Yamalube, 1 gaxeta de dreno, 1 filtro de óleo, 1 anel da tampa do filtro de óleo, 1 gaxeta da tampa da válvula e 1 vela de ignição.

Pacote de peças de reposição*

Yamaha Fazer YS 150 ED

Pastilha dianteira: R$ 94,73

Lona traseira: R$ 93,28

Pisca dianteiro esquerdo: R$ 31,19

Manete esquerdo: R$ 18,26

Retrovisor esquerdo: R$ 25,00

Conjunto óptico: R$ 178,34

Troca de óleo: R$ 54,40

Garantia: 1 ano

Número de concessionárias: 500

*Pesquisa feita entre concessionárias da Grande São Paulo

Ficha técnica

HONDA CG 150 TITAN EX

Motor Arrefecimento a ar, OHC, monocilíndrico

Capacidade cúbica 149,2 cm³

Potência máxima (declarada) 14,2 cv a 8.500 rpm (gasolina) e 14,3 cv a 8.500 rpm (etanol)

Torque máximo (declarado) 1,32 kgf.m a 6.500 rpm (gasolina) e 1,45 kgf.m a 6.500 rpm (etanol)

Câmbio Cinco marchas

Transmissão final corrente

Alimentação Injeção eletrônica

Partida Elétrica

Quadro Diamond Frame

Suspensão dianteira Garfos Telescópico de 135 mm de curso

Suspensão traseira Duplo amortecedor com 106 mm de curso

Freio dianteiro Disco simples de 240 mm de diâmetro

Freio traseiro A tambor com 130 mm de diâmetro

Pneus 80/100-18 (diant.)/ 90/90-18 (tras.)

Comprimento 1.196 mm

Largura 739 mm

Altura 1.086 mm

Distância Entre-eixos 1.315 mm

Distância do solo 164 mm

Altura do assento 792 mm

Peso em ordem de marcha não disponível

Peso a seco 116 kg

Tanque de combustível 16,1 litros

Cores Branca, Preta e Vermelha Metálica

Ficha técnica

YAMAHA FAZER YS 150 ED

Motor 4 tempos, SOHC, refrigerado a ar, 2 válvulas, monocilíndrico

Capacidade cúbica 124 cm³

Potência máxima (declarada) 12,2 cv a 7500 rpm

Torque máximo (declarado) 1,28 kgf.m a 5.500 rpm

Câmbio Cinco marchas

Transmissão final corrente

Alimentação Injeção Eletrônica

Partida Elétrica

Quadro Diamond em aço

Suspensão dianteira Garfos telescópicos com 120 mm de curso

Suspensão traseira Balança com duplo amortecedor com 92 mm

Freio dianteiro Disco simples de 245mm de diâmetro

Freio traseiro Tambor mecânico de 130mm de diâmetro

Pneus 2.75-18 M/C (diant) / 100/80-18 (trás)

Comprimento 2.0150 mm

Largura 735 mm

Altura 785 mm

Distância entre-eixos 1.330 mm

Distância do solo 160 mm

Altura do assento 785 mm

Peso em ordem de marcha 132 kg

Peso a seco 119 kg

Tanque de combustível 15,2 litros (incluindo a reserva)

Cores Vermelho e preto

Nota do divulgador:- Esse artigo é de 2014... com certeza de lá para cá as motos foram melhoradas pelos fabricantes e com certeza terão melhores respostas em sua exigência principalmente aos moto-boys que atuam todos os dias pelas ruas das capitais brasileiras!!!!