Abrindo conta numa corretora.

Abrir uma conta numa corretora é muito fácil e grátis. Você pode usar este como o primeiro passo para iniciar suas aventuras de investidor. Até mesmo antes de conseguir separar mensalmente o dinheiro a ser aplicado. Você pode usar este tempo para aprender a usar bem a plataforma de negociação de ativos. Normalmente é de interesse da corretora que os clientes dominem bem estes aplicativos, mas não se enganem, tem bastante distração e bastante propagandas para te tirar a atenção do seu foco e te convencer a fazer aplicações direcionadas, mas é só manter o foco e acreditar nas suas decisões. Procure vídeos da própria corretora nas redes sociais para dominar estas plataformas.

Leia as minhas publicações anteriores para escolher a corretora.

Eu não vou dizer aqui qual delas é melhor ou pior, mesmo porque vai depender do teu gosto. Também se a corretora escolhida não estiver de agrado, você sempre pode transferir para uma outra através da portabilidade. Eu mesmo já tive conta em várias corretoras até encontrar a que melhor se adaptou ao meu jeito. Mesmo que para uns tipos de ativos eu prefira uma mais que outras.

Bom, escolhida a corretora, você deve baixar o app da corretora no celular. Ou se preferir entrar na plataforma da corretora escolhida no seu computador. Lá você vai clicar em cadastrar (ou abrir nova conta). Segue todos os passos solicitados. Geralmente é um cadastro completo com nome, endereço completo, números de documentos ( principalmente CPF e identidade ou carteira de motorista), alguns apps de celular já abrem a possibilidade de você tira self ou fotografar os documentos quando solicitados. Inclui-se aí também os registros de senhas, que dependendo da corretora pode ser sequencias numéricas de seis dígitos. Se estiver no computador a plataforma (site) pode pedir anexos como documentos com fotos recentes digitalizados.

Na sequencia o sistema da corretora solicita que você preencha um formulário chamado de perfil do investidor.

Este formulário é muito importante e muita gente não presta atenção nas respostas dada, porém te digo que as respostas vão te colocar em três categorias de perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado. Sendo que para aplicar em rendas variáveis você precisa entender que existe risco e se o perfil não estiver em arrojado o sistema de proteção da bolsa de valores não vai liberar este tipo de aplicações para você. Mas não se preocupe, porque, se você está começando agora, na fase da reserva de emergência você ainda não vai aplicar em ações. E você sempre pode repetir o teste para reconfirmar se o seu perfil mudou. É por isso que todos estes textos que estou escrevendo devem ser lidos com atenção e você entender bem o que será feito. Todo o risco da renda variável pode ser minimizado com o gerenciamento dos riscos através da diversificação e escolha dos melhores papeis (ações) com os melhores preços de oportunidades.

Após esta fase de cadastro vem a espera da aprovação da sua conta. A resposta chegará no seu e-mail cadastrado, você receberá o número do banco, agencia e conta. Igualzinho como uma conta de banco. Se você optar por um banco digital que também seja corretora, pode receber até cartão de crédito....mas eu não recomendo bancos digitais, porque nosso foco é poupar e não ter a facilidade para gastar. Com estes dados de conta, você vai no seu banco normal e faz a TED utilizando estes dados para transferir sua primeira grana pra fazer suas aplicações .

A primeira etapa vai ser a montagem da sua reserva de emergência, lembrou dela? Ela está bem explicada em outra postagem.

Não basta somente transferir dinheiro para a corretora e achar que já está aplicado. Depois de transferido você entra no app, confirma o recebimento da TED pelo valor do saldo. Feito isso procura o botão investir, desvia-se de todas as atenções de qualquer propaganda de fundos e CDB, clica em renda fixa e procura Tesouro Direto e procura o título que você já escolheu no site do tesouro direto (https://www.tesourodireto.com.br/), de acordo com seus interesse de prazos e retornos.

Se você já estiver na fase de montagem da carteira, então você já deve ter feito o projetinho da carteira com as listas das empresas escolhidas, os códigos de cada uma delas na B3 e os últimos valores de cada ação para você ter uma ideia de quanto que vai comprar de cada, sempre verificado qual o saldo sobrou após cada compra. Sugiro fazer esta conta do saldo a parte pois algumas corretoras não corrigem este saldo de imediato, só efetivando após a liquidação da ordem de compra em D+2 (dois dias úteis após as negociações). Lembrando que a liquidação para Tesouro direto é D+1 (Um dia útil após a solicitação)

Abraços e bons investimentos

Carlos Correa

InvestidorOffshore