Imagem: Google
 



Mercado Financeiro 2


A Vedete do Momento

 
A vedete é a atriz principal de um espetáculo teatral e por ter todos os holofotes voltados para ela usamos o termo "vedete" para falar sobre modismos. Pois bem! A vedete do momento ou modismo é o Mercado Finaceiro retratado como o ambiente em que proporciona ao mais humilde dos seres a possibilidade de enriquecimento rápido, trabalhando pouco e com o mínimo esforço. Infelizmente essa é a ideia passada por vários vendedores de cursos que usam as mídias sociais para atrair pessoas leigas, mas que estão dispostas a maximizarem suas economias ou fazer fortuna como retrata a manchete de capa da revista Veja.

Infelizmente, o que pode ser um sonho para muitos tem se tornado um pesadelo para alguns. Pessoas físicas (conhecidos como "Os CPF's") estão retirando suas economias da poupança ou vendendo bens móveis e até imóveis para aplicar na renda variável. No entanto, essas pessoas não têm conhecimento da dinâmica do mercado de ações e poucas são as que estudam. Muitas, preferem seguir a indicação de outras pessoas que publicam suas intenções de compra com a ressalva de que não é sugestão de compra. Quando o resultado é positivo, está ótimo! Porém, quando o resultado não é o esperado o CPF tende a culpar o seu mentor ou professor ou a pessoa que está seguindo nas mídias sociais e para seu desespero maior ouve como resposta: "Eu não mandei você comprar, quem apertou o botão foi você, assuma as consequências." E o pior que é verdade. Na ganância de ganhar mais e mais dinheiro as pessoas cegamente expõem seus recursos na bolsa de valores, comprando ativos, sem ter uma educação financeira mínima para ter entendimento do que está acontecendo.


Imagem: Twitter


Os modismos têm o seu charme, mas podem ser perigosos. Como mostra a imagem acima em 2008 também tivemos esse modismo e muitos foram em busca da renda variável como quem vai para um garimpo - com o sonho de encontrar a pepita de ouro que os tornem ricos. Todavia, perdem tudo e saem fazendo uma péssima propaganda da renda variável. O próprio nome já diz: renda variável. Para um ganhar, alguém tem que perder e geralmente as grandes instiuições saem na frente nessa corrida por dominarem as regras do jogo além de usar robôs e toda a tecnologia voltada para esse segmento a seu favor; enquanto isso o pequeno investidor tem a sua disposição uma plataforma para fazer as operações e só. E quando não estuda torna-se uma presa fácil para os tubarões do mercado financeiro - uma verdadeira sardinha como são chamados.

Os modismos são positivos desde que não provoquem situações que coloque alguém em situação de risco. Estamos passando por uma Pandemia; um problema de orfem global que afetou todas as economias e a nossa já sofrida sente os efeitos do atual momento. O governo usa de artifícios e mecanismos para manter a roda girando e com isso baixou a taxa básica de juros - SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) - a um patamar nunca visto antes o que por sua vez impactou na poupança e na renda fixa, deixando-os de serem atrativos para quem guardava ou aplicava seu capital em tais contas. E com isso, os CPF's estão migrando para a renda variável.

O temor é que essas pessoas não obtenham o sucesso que buscam e percam as economias de uma vida inteira ou que se endividem em busca do dinheiro fácil e rápido. O cenário é de incerteza. Corremos o risco de uma recessão, uma recuperação lenta da economia e da geração de empregos e o pior de termos uma fatia da população empobrecida e endividada caso venham a fracassar na bolsa de valores. É importante incentivar que as pessoas entrem no mercado financeiro, mas também que saibam dos riscos, dos perigos e que onde se ganha, também se perde. Devemos incentivar as pessoas a buscar o conhecimento das técnicas de análise técnica ou da análise fundamentalista a fim de gerir melhor seus recursos em tal ambiente. E o mais importante - ter cuidado com as vedetes que surgem, com os modismos, com o efeito manada. Não existe dinheiro fácil. Para ganhar na renda variável é necessário horas e horas de estudos e de simulação para só então operar na conta real. 

Alvaniza Macedo
28/08/2020








 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 29/08/2020
Reeditado em 29/08/2020
Código do texto: T7048997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.