INVESTIMENTOS. FUJA DA CADERNETA DE POUPANÇA!!!

Antoni BigCuore*

Data: 05.07.2020

Local: São Paulo,SP.

Hora: 11:10 horas, domingo

________________________________________________

Seguindo a tendência mundial, o Brasil já está adotando a política de JUROS NEGATIVOS. Aliás, diga-se de passagem, a caderneta de poupança nova, criada em maio de 2.012, pela Dilma, renda APENAS 70% da taxa SELIC do Banco Central.

Está atualmente em 2,25% da referida taxa, propiciando aos investidores perda de patrimônio.

Pela ata do BC., a tendência é que ela caia para 1,75% em setembro!!!

Conforme o novo cálculo: 70% sobre 1,75%, é igual a 1,225% ao ano! contra uma INFLAÇÃO REAL ( e NAO A OFICIAL QUE ACHO MANIPULADA) de 3,95%!!! Imagine o tamanho do prejuízo?!

Pasmem!!! todo mundo pagando a conta para o Governo!!!.

O Governo, como muita gente do povão nao sabe, é o MAIOR DEVEDOR DO MERCADO INTERNO, então com a baixa da Selic a estes niveis, ele (governo) economizará BILHÕES E BILHÕES DE REAIS, ao pagar juros negativos ao mercado de capitais.

Com isto, vai aumentar a concorrência entre as Instirtuições financeiras e aquela que oferecer a melhor opção, para pelo menos, corrigir o capital pela inflação (IPCA), sairá na frente.

A tendência, acho que será de Fundos de Investimentos Mistos, os tais Multimercados que tem em seu portifoglio, Açoes, Moedas( dolar e euros) etc.(alto risco)

Mercado Europeu, Japão etc., já estão com juros negativos. Mas eles são paises ricos e, no Brasil, a caderneta sempre foi uma forma de distribuir renda ao pequenos poupadores. O justo seria que, pelo menos, ela corrigisse pela inflação o valor do principal.

A dívida interna brasileira, dizem que está em torno de 95% do P.I.B. Com isto, o maior beneficiário, sem dúvida, é o governo brasileiro que continuará a pagar juros negativos pelos seus títulos.

O outro lado da moeda, é que o INVESTIDOR ESTRANGEIRO vai sumir do Brasil, pois procurará alternativas para seu capital. Dessa forma, continuará haverndo ESCASSEZ DE DÓLARES no mercado e, em sendo assim, ele continuará subindo!!!

Como diz o ditado, a corda sempre rebenta do lado mais fraco!

Alternativas: montar seu proprio negócio;investir em açoes de boas companhias visando sempre o longo prazo: investir em imóveis; investir na carreira profissional; reformar a casa etc.etc.

Uma coisa parece certa: RENDA FIXA ESTÁ ACABANDO!!!

Procure se informar junto ao seu banco, pois se ficar na poupança,verá seu capital virar pó!!!