AGRONEGÓCIO - O amendoim em um cenário mais atrativo
ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).
*******************************************************
Segundo informações do IBGE para o ano de 2017, o amendoim com pele tem ainda baixa representatividade na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná, ficando em 160ª posição do cultivar agrícola mais produzido, com apenas 3 toneladas produzidas em todo o período, provenientes de apenas 2 hectares cultivados, o que pode ser preocupante.
Outras cidades como Paranavaí, Alto Paraná, Mirador, Santa Mônica e Querência do Norte, menos desenvolvidas e expressamente ruralizadas, mantém seu destaque no ranking, o que evidencia a agricultura familiar como grande aliada na produção de amendoim, bem como responsável pelo abastecimento de outras cidades e até mesmo de outros estados.
No entanto, há um grande potencial de crescimento da produção de amendoim na cidade de Foz do Iguaçu, mas a mesma deve estar aliada ao seu melhor escoamento, principalmente para Ciudad del Este/Paraguai e Puerto Iguazu/Argentina, ambas cidades fronteiriças.
No contexto atual, o amendoim com pele tem tido sua venda dificultada pelo fato de os consumidores estarem buscando cada vez mais produtos que tenham maior grau de beneficiamento e industrialização. Para atender à demanda, tem-se então a oferta, mesmo que ainda escassa, de amendoim sem pele e pré-torrado, o que diminui o tempo necessário para preparação de doces e bolos, por exemplo.
-------------------------
É já de se imaginar que o amendoim com pele e cru tem pouca aceitação no mercado. O agricultor que produz amendoim pode implementar mais processos à montante, o que se conhece por “dentro da porteira”, dispondo de ofertas mais atrativas do produto, como nas modalidades abaixo:
- Amendoim sem pele e cru
- Amendoim sem pele e pré-torrado
- Amendoim sem pele, pré-torrado e semi-triturado
- Amendoim sem pele, pré-torrado e severamente triturado, etc.
Além do mais, por necessitar de baixa tecnologia e baixo investimento, ele pode também buscar maior agregação de valor ao produto, fornecendo opções como:
- Amendoim salgado
- Amendoim salgado e com alho
- Amendoim frito com alho
- Amendoim picante (apimentado)
- Amendoim colorido (com corante)
- Ovinhos de amendoim
- Paçoca
- Pé de moleque
- Beijo-quente (doce mineiro)
- Pasta de amendoim, entre outros.
Com a gama de produtos à disposição do cliente, a produção e venda terão maior sucesso e trarão, certamente, maior benefício a todos os elos envolvidos. Uma ideia mais sólida de negócio então começa a surgir e, se levada a sério, tem potencial para cobrir não só os gastos (custos produtivos e despesas), mas também ser única e efetiva fonte de renda de vários membros de uma família. É necessário, contudo, ter visão empreendedora e usar a internet como aliada.
A comercialização online (e-commerce) pode ser feita por grupos de Whatsapp (mensagens diretas, listas de destinatário por meio da mala direta, etc), Facebook, por meio de postagens em grupos e abertura de páginas, Instagram com bastante divulgação de fotos e links para compras diretas, além de sites, blogs e encomendas por e-mail e telefone. Tem-se, assim, trabalho para toda a família. Pouco a pouco, de agricultores familiares, pode-se inclusive começar a pensar em microempreendedorismo e registro de marca própria para conquista de cada vez mais espaço. É necessário arriscar!
---------------------------------------------------------
Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira
Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná
Data de envio do trabalho: 02/07/2019
Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios
Disciplina: Comercialização de Produtos Agroindustriais
Professor e Coordenador do curso: Sílvio Silvestre