AGRONEGÓCIO - O amendoim em um cenário mais atrativo

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Segundo informações do IBGE para o ano de 2017, o amendoim com pele tem ainda baixa representatividade na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná, ficando em 160ª posição do cultivar agrícola mais produzido, com apenas 3 toneladas produzidas em todo o período, provenientes de apenas 2 hectares cultivados, o que pode ser preocupante.

Outras cidades como Paranavaí, Alto Paraná, Mirador, Santa Mônica e Querência do Norte, menos desenvolvidas e expressamente ruralizadas, mantém seu destaque no ranking, o que evidencia a agricultura familiar como grande aliada na produção de amendoim, bem como responsável pelo abastecimento de outras cidades e até mesmo de outros estados.

No entanto, há um grande potencial de crescimento da produção de amendoim na cidade de Foz do Iguaçu, mas a mesma deve estar aliada ao seu melhor escoamento, principalmente para Ciudad del Este/Paraguai e Puerto Iguazu/Argentina, ambas cidades fronteiriças.

No contexto atual, o amendoim com pele tem tido sua venda dificultada pelo fato de os consumidores estarem buscando cada vez mais produtos que tenham maior grau de beneficiamento e industrialização. Para atender à demanda, tem-se então a oferta, mesmo que ainda escassa, de amendoim sem pele e pré-torrado, o que diminui o tempo necessário para preparação de doces e bolos, por exemplo.

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É já de se imaginar que o amendoim com pele e cru tem pouca aceitação no mercado. O agricultor que produz amendoim pode implementar mais processos à montante, o que se conhece por “dentro da porteira”, dispondo de ofertas mais atrativas do produto, como nas modalidades abaixo:

- Amendoim sem pele e cru

- Amendoim sem pele e pré-torrado

- Amendoim sem pele, pré-torrado e semi-triturado

- Amendoim sem pele, pré-torrado e severamente triturado, etc.

Além do mais, por necessitar de baixa tecnologia e baixo investimento, ele pode também buscar maior agregação de valor ao produto, fornecendo opções como:

- Amendoim salgado

- Amendoim salgado e com alho

- Amendoim frito com alho

- Amendoim picante (apimentado)

- Amendoim colorido (com corante)

- Ovinhos de amendoim

- Paçoca

- Pé de moleque

- Beijo-quente (doce mineiro)

- Pasta de amendoim, entre outros.

Com a gama de produtos à disposição do cliente, a produção e venda terão maior sucesso e trarão, certamente, maior benefício a todos os elos envolvidos. Uma ideia mais sólida de negócio então começa a surgir e, se levada a sério, tem potencial para cobrir não só os gastos (custos produtivos e despesas), mas também ser única e efetiva fonte de renda de vários membros de uma família. É necessário, contudo, ter visão empreendedora e usar a internet como aliada.

A comercialização online (e-commerce) pode ser feita por grupos de Whatsapp (mensagens diretas, listas de destinatário por meio da mala direta, etc), Facebook, por meio de postagens em grupos e abertura de páginas, Instagram com bastante divulgação de fotos e links para compras diretas, além de sites, blogs e encomendas por e-mail e telefone. Tem-se, assim, trabalho para toda a família. Pouco a pouco, de agricultores familiares, pode-se inclusive começar a pensar em microempreendedorismo e registro de marca própria para conquista de cada vez mais espaço. É necessário arriscar!

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Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 02/07/2019

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Comercialização de Produtos Agroindustriais

Professor e Coordenador do curso: Sílvio Silvestre

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 11/06/2020
Código do texto: T6974107
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