Planejamento e o MARKETING é essencial...
Olá você! Voltei ... e que prazer estar aqui nesta coluna falando contigo. Nesta oportunidade quero comentar que estou terminando de ler 2 livros de uma vez são mais ou menos assim "Problemas? Oba", de Roberto Shinyshiki e o outro é “ Como fazer amigos & influenciar pessoas”. Achei excelentes, com conteúdos ricos em informações, especialmente para empresários.e também não empresários. "Como fazer amigos & Influenciar pessoas" de Dale Carnegie, um livro antigo já na 51º edição, dando uma verdadeira aula sobre o tema advindo do seu título, ainda assevera os tratamentos interpessoais e os carismas e mais sucessos a valorizar cada vez mais nossos interlocutores, valorizando-os a priori em todos os sentidos e o outro “ Problemas? Oba" nos mostra a leveza que se torna os problemas quando os encaramos de frente e os milagres das soluções que advém ao resolve-los naturalmente.
Sugiro aos nossos leitores que leiam estes livros pois neste mundo moderno competitivo estes conhecimentos são importantíssimos, principalmente nesta era onde os clientes já não têm paciência para esperar, andam todos, eletrizados, não suportam esperar respostas, ultrapassam pela direita tanto em vias urbanas, como rodovias. E de posse destes fatores vê-se que nossa equipe deve estar preparada e bem informada para mais acertos que erros.
Os dois livros que acabo de ler da ênfase nestas particularidades exponenciais mais sucessos e mais prosperidade quando usamos mais cordialidade, ouvir mais que interpelar e os problemas a solução e sabedoria ao bater de frente.
A seguir proponho texto que achei oportuno, que me fora passado, que não declinou o autor, ou desconhecido, como segue:
“São grandes os desafios. Com a previsão de um crescimento estagnado, aumento de impostos, produtos e serviços, podemos esperar um consumidor menos propenso a compras por impulso, mais racional, desconfiado, endividado, portanto com menos dinheiro para consumir. E isto, é claro, irá exigir um esforço maior principalmente do comércio varejista e fabricantes.
É imprescindível um planejamento mais eficaz e efetivo, com ações de marketing adequadas à realidade do mercado, adaptando o trabalho de forma que o cliente seja surpreendido.
Muitas empresas já pensaram nisso, saíram na frente da concorrência e anteciparam seu planejamento. Investiram na realização de campanhas e novas ações promocionais para dizer: “Estamos aqui! ”.
Caso você ainda não tenha feito isso, comece a avaliar as oportunidades. Independentemente de qual seja o objetivo do planejamento de marketing, ele precisa ser definido e quantificado. Estipular uma meta sem valores é muito vago. Atribua números ao plano. A definição desses objetivos será a base para que sua estratégia siga em frente. Mensurar resultados sem metas previamente estabelecidas é uma tarefa impossível.
DICAS:
1). Mantenha toda a equipe envolvida, comunique com clareza as estratégias de cada ação e os objetivos pretendidos. Todos estando engajados e bem informados têm a motivação necessária para atingir o que se propõe.
2). Pense na razão pela qual o cliente escolhe ou escolherá sua empresa para efetuar a compra e direcione seus investimentos no que é relevante para seu público alvo.
3). Certamente, estas dicas não resolverão todos os seus problemas, mas sabemos que sem fazer um bom planejamento as suas chances de atingir seus objetivos de forma realmente eficiente serão bem pequenas. Portanto planeje, se organize e ponha seus planos em prática.
Em tempos de baixo crescimento, tenha em mente as seguintes estratégias:
A) PROPÓSITO BEM DEFINIDO
Não podemos ser os melhores em tudo, portanto responda qual o ponto forte de sua empresa, ou por que o consumidor te escolheu? A resposta destas questões é o seu diferencial.
B) CONHECIMENTO DO MERCADO
Estude o mercado em que você atua, conheça os concorrentes e parceiros, entenda o consumidor com o objetivo de desenvolver ações direcionadas para atrais, converter e, principalmente, cativar o cliente. ”