Decifrando o segredo das vendas - Indo além - Primeiros passos

PRIMEIROS PASSOS

Quem nunca pensou como ter sucesso no ramo de vendas e alcançar a independência financeira? A atividade mais antiga, que vem desde os primórdios (5.000 AC), atrai aqueles que querem conquistar, muito mais que um rendimento mensal, a “rédea” de sua própria vida.

Acontece que apesar de muito acompanharmos as histórias de sucesso e superação no mercado, e tantas serem nossas qualidades, a insegurança ainda é algo a ser superado no caminho de quem quer conquistar o mercado de vendas, independente do ramo que deseja atuar.

Vender é uma arte da qual o quadro deve ser pintado a cada cliente. A cada visita lhe é entregue um quadro em branco, o qual o resultado depende exclusivamente do seu empenho e não apenas de um bom cliente.

Podemos dividir uma venda em três partes: vendedor, produto e cliente.

Mas o que impede de tendo o produto, considerando que seu negócio tem um bom atendimento, mesmo com o cliente, você possa não conseguir fechar um pedido?

Acontece que hoje o mercado está cheio de “falsos vendedores”, ou melhor, “tiradores de pedidos” – pessoas que sabem atender a pedidos pré- determinados; apenas sabem pegar o produto e passar no caixa. Isso não é vender!

Vender é oferecer ao cliente o que ele deseja ou mesmo o que ele possa não precisar expressamente, mas seja útil para um momento futuro. Quem nunca entrou em uma loja e comprou uma camisa na cor preta onde na verdade queria mesmo comprar uma branca? O que o vendedor fez foi apresentar algo que talvez não fosse interessante naquele momento, porém será útil a longo prazo – ou pelo menos seu cérebro entendeu dessa maneira.

Quando passamos de um bom atendimento para apresentação do produto, com suas qualidades e especificações, quando atendemos a necessidade daquele que nos busca e um pouco além, iremos fazer o cliente ver o que não está na frente dele. Não é apenas uma camisa que deixa ele mais bonito e apresentável, mas que poderá usar por anos.

Para facilitar o entendimento, imagine chegar a uma cafeteria, sentar na mesa, realizar o pedido e junto ao café vir um chocolate. Isso nada mais é que prospectar, pois além de ser gentil, o proprietário oferece ao cliente uma prova do seu produto e faz ele olhar além do que está a sua frente.

Muitos empresários estão falidos sem ao menos abrir seu comércio, são introspectivos, antipáticos e nem ao menos querem entender a necessidade do cliente.

Antes de empresário, aquele que deseja empreender tem que estar no local de vendedor e cliente, assim entende o seu negócio e a necessidade que o cliente irá lhe trazer. Poderá galgar um crescimento no seu negócio.

Se você não se enquadra nesse artigo e acredita que ainda sim é essa a atividade, talvez seja a oportunidade de você entender um pouco mais acerca do que pretende praticar no futuro e aprender.

Esse artigo inicial, mais do que quebrar o tabu do não posso ou não consigo, vai encontrar em você mesmo, e nas experiências vividas de mercado, o trampolim para uma vida de sucesso.

Vamos traçar pontos que servirá para você tentar identificar se é com vendas que quer trabalhar.

Se for essa sua escolha, então vamos lá!

O primeiro passo é definir qual área seria a melhor opção para seu perfil, portanto indico que faça um estudo de mercado que não se encontra na internet e sim em sua experiência pessoal do que falta na sua região.

Segundo passo é saber se existe viabilidade na proposta a ser exercida, ou seja, se existe margem de lucro para seu negócio.

E por fim, o terceiro é saber identificar-se com o que está se propondo a fazer.

Nos próximos artigos, iremos tratar um pouco de como definir os dois primeiros, assim como tratar um pouco mais de como se identificar no terceiro e se a atividade que vai começar a fazer, ou que está fazendo, é o que realmente tem aptidão para desempenhar.

Talvez, ainda, você esteja pensando que é muito arriscado deixar um emprego, que muitas vezes é seu “porto seguro”. Te respondo: seu sucesso muitas vezes está na sua frente e você não consegue enxergar, logo seu “porto seguro” é uma corda segurando o seu sucesso.

O bom comerciante não é o que visualiza o óbvio, e sim o que vê na oportunidade apresentada um leque de possibilidades a serem desempenhadas.

Podemos pensar que a responsabilidade de nosso fracasso ou sucesso depende dos outros, e que o mercado não está favorável para o comércio, mas será? Será que se refletirmos não podemos encontrar as respostas dentro de nós mesmos? Talvez seu medo ou sua irresponsabilidade esteja atrasando o seu sucesso. Que tal dar início a uma nova experiência de vida e dessa vez tomar a decisão certa?

Te aguardo nos próximos artigos, nos quais iremos esmiuçar cada tópico elencado aqui.

“Acorde para viver o melhor da sua vida hoje, acorde para ser feliz agora, acorde para realizar as suas metas mais importantes e as menos importantes também – afinal, elas são suas.” (Paulo Vieira)

Ass.: Rodolfo Vilela Nunes

Rodolfo Vilela Nunes
Enviado por Rodolfo Vilela Nunes em 14/10/2019
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