FALÊNCIA DO PROJETO ILUMINISTA

FALÊNCIA DO PROJETO ILUMINISTA

Mudanças na Europa foram constante desde o fim do sistema feudal, entre elas posso destacar algumas principais que foram fundamentais na construção da sociedade que vivemos. Reforma religiosa, iluminismo e revoluções industriais. Contudo, nenhuma foi tão marcante, construtora e formadora de opiniões como o movimento filosófico iluminista. Consolidando tendências intelectuais e sociais de época, introduziu formas inéditas de organização da vida e explicação da realidade.

Com isso os iluministas propuseram uma organização social a partir de uma constituição, onde os homens teriam poderes iguais e não podiam mais fazer o que bem entendessem. Também criticavam a igreja, o absolutismo e propuseram uma organização governamental baseadas em três poderes. Mas, o projeto iluminista ignorou algo importante e que é presente na essência do ser humano, “discórdia, opiniões diferentes e ideais”. Desta forma, todo o projeto iluminista tornou-se um projeto utópico e com isso, seu resultado poderia não ser exatamente o planejado.

“as massas são preguiçosas e pouco inteligentes; não tem amor à renúncia pulsional e não podem ser convencidas pelo argumento de sua inevitabilidade; os indivíduos que as compõem apoiam-se uns nos outros em dar rédea livre à sua indisciplina” (FREUD, 1998: 13).

De fato, cada individuo tem seus ideais e luta com o proposito de alcançar o que lhe é de interesse, o Iluminismo acreditava na racionalidade do ser, de maneira que a sociedade entrasse em um processo de evolução da racionalidade (maioridade intelectual do homem) proporcionando um bem estar e felicidade universal.

Como podemos observar na sociedade atual, o modelo de três poderes, de direitos universais, de liberdade religiosa e politica e etc. foram todos reajustados de acordo com a necessidade ou vontade de alguém ou de classes dominantes, isso ocorreu na Europa berço do iluminismo e também no mundo inteiro.

Assim, a proposta iluminista foi desviada e criando sociedades pluralistas pelo mundo inteiro e neste sistema encontramos ainda muita desigualdade social, violência, fome, problemas de saúde, problemas econômicos, educação e etc. todos estes problemas foram causados pela falência do que foi proposta pelo projeto iluminista como “maioridade intelectual do homem”, ideia utópica base principal e portanto peça fundamental para caracterizar sua falência.

Problemas de ordem socioeconômicos foram causados por governos ou formas de governos que inspirados pelas ideias iluministas, não devo esquecer de sua importância, mas, baseados em expectativas utópicas acreditando que o homem poderia ser racional e evoluindo essa racionalidade em honestidade, proporcionando a igualdade humana. Com a falência dessa ideia, ocorreu a continuidade de sistemas governamentais elitizados isolando problemas de cunho social durante o período posterior ao movimento iluminista e que se estendeu por anos até a sociedade atual.

Neste contexto histórico identifico que a ingenuidade do projeto iluminista causou sua falência proporcionando a violência, pobreza e demais problemas sociais que vivenciamos neste século. Identifico ainda em sua falência o esgotamento de modelos pós-moderno e explicativo da realidade.

REFERÊNCIAS

FREUD, Sigmund: O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro, Editora Imago, 1997.

_______ O Futuro de uma Ilusão. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1998.

Vinicius, Colunas Tornas, Disponível em: <https://colunastortas.wordpress.com/2014/05/15/o-que-e-pos-modernidade-resumo-de-uma-falencia-da-modernidade/> Acessado em: 23 de novembro de 2014

Aprender Livre, disponível em:

< http://www.aprenderlivre.com.br/moodle/mod/forum/view.php?id=8032> acessado em: 23 de novembro de 2014

Curso Acesso, disponível em:

< http://www.cursoacesso.com.br/wp-content/uploads/cap_5_o_advento_do_iluminismo.pdf> acessado em 23 de novembro de 2014