Estratégias das Organizações em Ambiente Competitivo

A sobrevivência das organizações em ambientes competitivos tem sido potencializada em nível mundial, nos últimos anos, por diversos fatores como: a globalização dos mercados, com o consequente acirramento da concorrência, recessão econõmica, entre outros.

Diante da velocidade dessas transformações, a sobrevivência e eficácia das empresas dependem da capacidade de adaptação rápida às modificações. A adaptação por sua vez, depende da adoção de uma visão sistêmica e de procedimentos de gestão que lhes garantam uma visão econômica e socio-econômica, a permitir a compreensão das relações existentes entre organizações e mercados.

Assim, a flexibilidade juntamente com as inovações tecnológicas, economia de custos e competitividade são questões chaves que impõem o processo de mutação e evolução exigido contemporaneamente.

Na teoria evolucionista a inovação tecnológica é o processo motor do desenvolvimento, que origina vantagens competitivas e promove a seleção das empresas no mercado.

O mapa econômico mundial de hoje é dominado por massas críticas de sucessos competitivos extraordinários em áreas específicas. Eles promovem tanto competição como cooperação, especialmente com o envolvimento de companhias industriais relacionadas e instituições locais. Há um ímpeto de responsabilidade social. Usam até a expressão "clusters" especificando uma maneira alternativa de montar uma cadeia de valores.

Às vezes instituições fracassam não por causa do ambiente que pode ser desfavorável, mas pela rigidez na gestão ou na organização, agindo como fator de entrave ao desenvolvimento e às mudanças.

Muitas estratégias refletem alguma combinação de condições iniciais e escolha com criatividade gerencial. As condições iniciais tem relação com a cadeia de valor e condutores da vantagem competitiva, depende da competência e comportamento dos concorrentes, enfim do entendimento da estrutura da indústria e sua relação com os steakholders. Essas condições iniciais influenciam, por vezes até limitam, as prováveis escolhas gerenciais.

Para o sucesso competitivo das empresas, precisa-se de uma teoria de estratégia que combine as circunstãncias ambientais e o comportamento da empresa em relação aos efeitos do mundo. Não esquecer que isso envolve recursos finamnceiros, materiais, humanos e porque não dizer, sociais também.

As empresas devem conhecer, entender e explorar seus ambientes locais como forma de obter alguma vantagem competitiva e isso envolve , principalmente hoje em dia, responsabilidade social.

Há, normalmente, nítidas diferenças no desempenho das empresas instaladas em uma mesma região ou país. Porter(2000) comenta que essas difenças são em parte devido : escolha da gestão; diferentes taxas de absorção de recursos e oportunidade; relações com fornecedores e clientes; e acesso aos mercados.

Nota-se que as empresas encaram bastante desafios na busca por vantagens competitivas. No entanto, com criatividade, uma boa visão e responsabilidade social se sobrevive na competição.