A Sabedoria dos Provérbios
No final do mês de julho foi aniversário do meu pai, ou do vô Bené como é chamado pelos netos e bisnetos. Como é de costume reunimos toda a família, inclusive os filhos que moram fora de Minas Gerais, para comemorarmos os 87 anos de vida do patriarca da família.
Vô Bené, nascido e criado na roça até os 25 anos de idade, como todo caboclo, adora falar e filosofar sobre a vida por meio de provérbios. Eu como não sou “jacu da roça”, em todos os nossos almoços de final de semana, bebo desta inesgotável fonte de sabedoria e vivência. Neste almoço de aniversário, não foi diferente, após farta refeição nos reunimos em volta da mesa para tomar um café e comer um pedaço de queijo, tradicional das famílias mineiras. Foi quando o vô Bené citou alguns dos seus famosos provérbios, e eu aproveito as dicas, para dar um viés de finanças pessoais aos mesmos, então seguem os provérbios:
• Mais vale um pássaro na mão, que dois voando;
Ao investir seus rendimentos, fique atento com os riscos que envolvem a aplicação, pois é preferível ganhar um pouco menos, a arriscar-se em águas desconhecidas, como já abordado em nosso texto Rumo ao Tesouro.
• Não se coloca todos os ovos no mesmo cesto
Assim quando colher os ovos das galinhas, não devemos colocar todos em um mesmo cesto, pois caso haja um acidente de transporte e todos os ovos se quebrem, ainda teremos uma reserva de ovos em outro local. Também não devemos aplicar todo o nosso recurso financeiro em uma única aplicação financeira, pois caso haja algum movimento do mercado não previsto, poderemos perder toda nossa lucratividade. O ideal é termos no mínimo três ou quatro aplicações diferentes, independente do valor economizado. Afinal de contas Prudência e canja de galinha, não faz mal a ninguém;
• É de menino que se torce o pepino;
A educação financeira deve ser adquirida desde pequenino, pois assim como, os nossos valores morais são definidos na infância. Também economizar e gerir as finanças devem ser aprendidos quando criança. Quem sabe gerir bem sua mesada, saberá também gerir seu salário, dividendos e investimentos.
• Nem tudo que reluz é ouro;
Dificilmente o investimento que está na vitrine do banco ou que aparece na propaganda de TV é o melhor para você e o seu dinheiro. Antes de tomar a decisão de onde aplicar seu dinheiro, pergunte, pesquise e analise as possíveis propostas.
Tendo interesse em saber mais alguns provérbios, acesse o blog http://casrenato.blogspot.com.br/ e encontrará outras dicas.
Saúde e Sucesso a todos que me leem.
Carlos Renato é Contador
http://twitter.com/Casrenato
http://casrenato.blogspot.com