Organograma de Gestão

Como está a Gestão Estratégica da sua empresa?

Existe um Organograma de Gestão na sua Empresa?

Gostaríamos de compartilhar esta reflexão organizacional, onde entendemos que fazer gestão é buscar a eficiência, e, ter uma boa administração é priorizar a eficácia, os controles internos. Ambas se complementam e exercem uma interdependência de total relevância e de grandes oportunidades. Porém, somente as empresas com Gestão evoluirão e sobreviverão.

Antes, porém, entendemos que o Organograma Hierárquico que estamos acostumados a tratar no dia a dia das empresas, pretende demonstrar apenas como estas estão organizadas por área de responsabilidade, seu fluxo de poder e uma forte mensagem de disciplina. É uma apresentação fria, sem movimento algum, não mostra interdependência entre as áreas, não tem alma, alegria nem emoção e, principalmente, não mostra comunicação.

Todos estão em suas caixinhas de responsabilidades, porém sem nenhuma integração, cumplicidade e diálogo organizacional, das suas atividades com as demais áreas da empresa e principalmente não se demonstra o vínculo, ou seja, os pontos de convergência de cada área aos objetivos dos negócios propostos.

Veja em nosso site (http://www.pensargestao.com.br) um modelo de Organograma de Gestão, onde procuramos demonstrar a participação de cada área na dinâmica diária da Organização, a interdependência de todos, o movimento claro para atingirmos os objetivos em conjunto, a potencialização do entusiasmo, do “estamos juntos, preciso da sua ajuda e conto com você.” O sentimento: nós nos complementamos e somos fortes juntos”. Trata-se de uma leitura e uma fotografia vivas. Isso mesmo, uma fotografia com movimento, participação, evolução profissional, evolução pessoal, motivação, o sentimento de estar participando e construindo o futuro, continuidade, unificação e sempre do aprendizado permanente.

Neste modelo, inverte-se a estrutura hierárquica, tão tradicional. Do ponto de vista empresarial, a organização não trabalha mais para o Presidente ou Diretorias, mas com eles, para juntos sonharem e construírem um presente que crie bases para um futuro perene e sempre desafiador. A construção sempre será coletiva. Os talentos agregam valor.

Como encantar e emocionar os clientes, colaboradores e acionistas, discurso tão comum, se toda a Empresa não pensar neles diariamente, a cada movimento, a cada decisão? Não ouvir o seu público e o reflexo das suas atitudes? O Organograma de Gestão é um facilitador para estes nobres desafios.

O grande objetivo das empresas é o Lucro? Não. Ele será consequência de um ambiente próspero, encantador, alegre, desafiador, com doses de humor, com evolução, como a dinâmica da vida é. A empresa no fundo tem um CPF e não um CNPJ. Ela deve ter sim uma identidade pessoal, uma maneira de agir, relacionar-se e ter responsabilidades com todos os públicos, interno e externo. Esta deveria ser a principal marca de uma Empresa. E não precisaria registrá-la no INPI. Pois ter esta marca do pertencimento seria um Orgulho.

Modelo do Organograma de Gestão, com as três principais missões:

- A Gestão Operacional: que zela pelo presente

- A Gestão Estratégica: que zela pelo futuro.

- A Gestão Econômica e Financeira: mede, avalia e ajusta o desempenho da Gestão Operacional e apoia e valida à construção da Gestão Estratégica.