COMO TRABALHAR EM EQUIPE
Trabalhar em equipe, seja como líder ou não, é parte essencial da vida profissional. O trabalho em equipe é hoje o método mais eficaz, e o mais utilizado em todos os seguimentos de trabalho. Porém para chegar à meta desejada é necessário entender vários setores que abrangem o trabalho em grupo.
Nesse curso rápido de capacitação iremos abordar alguns desses setores, setores considerados mais importantes, essenciais e vitais para um trabalho em equipe eficiente, bem sucedido e prazeroso para todos do grupo, e também para àqueles que serão atendidos por esta equipe.
Bom curso e sucesso!
1 – RESPEITO e ÉTICA
A primeira necessidade que temos é entender e compreender duas coisas importantíssimas no trabalho em equipe: respeito e ética.
Para compreendermos melhor vejamos algumas definições sobre estas palavras tão importantes. Segundo o dicionário Luft respeito é: “Acatamento, reverência, ponto de vista, aspecto, referência, relação. Segundo Aurélio respeito vem a ser: “Ato ou efeito de respeitar-se, obediência, submissão, lado pelo qual se encara uma questão, razão, motivo, causa. Consideração, importância”. No dicionário de Scotini encontramos: “Dignidade, apreço, consideração”. Quero lembrar o significado de Respeitar: Considerar, Seguir, Acompanhar.
Sabendo agora a definição do que vem a ser respeito, podemos então, dizer que Respeito é consideração, acompanhamento e importância.
Vejamos também o significado de ética. Segundo o dicionário Michaelis ética é um “conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”. O dicionário Luft define ética como sendo um “conjunto de regras e valores ao qual se submetem os fatos e as ações humanas”, ele também descreve ética como sendo a própria Moral.
O trabalho em equipe exige respeito mútuo e ética para que o ambiente de trabalho seja agradável. Isso requer consideração, dar importância ao colega e principalmente mostrar valores morais e até cristãos para com os membros da equipe de trabalho.
Para colocar em prática o respeito e a ética, é necessário que exista entre os membros do grupo uma boa comunicação; flexibilidade; adaptação; apoio (incentivar os colegas); espírito de grupo; confiança na equipe; etc.
Todos querem crescer, crescer na profissão, subir o salário e, principalmente, subir na vida. Para que isso se torne realidade tenha sempre em mente que: “O seu sucesso depende do sucesso da equipe; se todos crescerem eu cresço junto”.
Tudo isso pode acontecer a partir do momento que haja respeito e ética na equipe.
LEVE EM CONSIDERAÇÃO:
As seis palavras mais importantes: “Admito que o erro foi meu”.
As cinco palavras mais importantes: “Você fez um bom trabalho”.
As quatro palavras mais importantes: “Qual a sua opinião”.
As três palavras mais importantes: “Faça o favor”.
As duas palavras mais importantes: “Muito obrigado”.
A palavra mais importante: “Nós”.
A palavra menos importante: “Eu”.
REFLITA: “Um homem com princípios vale mais que uma multidão!”
LEMBRE-SE DA CÉLEBRE FRASE: “Respeito é bom, e eu gosto!”
2 – ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Para alcançar sucesso nas vendas o grande trunfo não está nos preços baixos, embora eles ajudem o grande trunfo de sucesso de vendas está no atendimento dado ao público.
Como em todo lugar do mundo o preço, especialmente as promoções, atraem clientes. Mas o fator principal que supera valores é o relacionamento humano. Toda pessoa que entra em um estabelecimento comercial espera mais que preços baixos, espera um bom atendimento.
O bom atendimento começa pela apresentação, isso não quer dizer rosto e corpo bonito, mas pessoas de boa educação. Todos os componentes da equipe devem estar uniformizados, com as roupas limpas, crachás que identifiquem a pessoa; esses pequenos detalhes são verificados pelos clientes, e isso facilita o contato pessoal.
No contato pessoal o cliente precisa ter a certeza de que poderá voltar ao estabelecimento mais vezes e com freqüência (se já for cliente com mais freqüência). O cliente precisa obter confiança no atendente e no estabelecimento. Para isso o cliente deve ser o centro da atenção, o alvo a ser atingido.
Deve-se tomar cuidado com a “bajulação”, para ser o centro da atenção o cliente não precisa ser pressionado e nem bajulado.
Outro cuidado importante são as brincadeiras. Elas devem ser evitadas, porém não se pode esquecer o sorriso. O cliente precisa sentir sinceridade e felicidade de quem o está atendendo e de seus companheiros de trabalho.
A frase: “O Cliente Tem Sempre Razão” deve ser presenciada e sentida por ele. Apesar disso, o cliente pode estar errado em certas ocasiões e insistir. O que fazer? A paciência é uma virtude e praticá-la exige muito esforço, domínio próprio, mansidão. O impasse pode durar alguns minutos e o atendente pode perder um tempo precioso de trabalho, pois são muitos afazeres e o cliente “chato” não quer terminar o assunto e muito menos ir embora. Nestes casos com muita educação, jeito e palavras certas deve-se procurar mostrar uma alternativa para não perder mais tempo com ele.
Tratar as pessoas pelo nome é outro fator importante no atendimento ao cliente, por isso procure sempre perguntar o nome do cliente.
Problemas de trabalho ou particulares não podem interferir o atendimento. Quando se está atendendo não se pode ocupar a mente com os problemas, mas só com o cliente.
Brincadeiras entre funcionários não podem existir na frente dos clientes, assim como apelidos também devem ser evitados (existem casos especiais com relação aos apelidos, e nesses casos isso até facilita o contato e atendimento).
Respeito, essa é a principal ferramenta no atendimento ao cliente. Não importa qual seja sua religião, qual seja sua raça e até sua classe social; todos devem ser tratados igualmente, ou seja, com respeito.
LEMBRE-SE: “Você também é um cliente! Como gostaria de ser tratado?”
3 – COMERCIALIZAÇÃO E ABASTECIMENTO
A comercialização e o abastecimento dependem de algumas coisas básicas para ser realizada. Para entender melhor como isso de se dá vamos separar em três categorias este tópico muito importante. Mercadorias, Preços e Reposição e por último Área de Venda.
3.1 – MERCADORIAS  Assim são nominados os produtos expostos na área de venda. As mercadorias são os objetivos dos clientes, eles sempre estão atrás de alguma coisa, sempre querem comprar, sempre estão desejando algo. Por esse motivo a mercadoria não pode estar em falta na área de venda (observe-se sempre o estoque).
Outro fator importante para se vender o produto é a visualização que o cliente tem da mercadoria, por isso, por qualquer motivo, nunca deixe a mercadoria escondida, encoberta.
A data de validade sempre deve ser verificada. Isso evita que o estabelecimento e cliente venham ter problemas.
O código de barras facilita muito o controle interno e a passagem do produto pelo caixa, isso quer menos filas e mais agilidade no atendimento ao público. Então procure sempre colocar o código de barras em produtos que ainda não possuem este recurso tão eficiente.
A condição estética do produto é muito importante, os olhos do consumidor sempre estão atentos a qualquer defeito, estado de conservação, maneira com que foram colocados a exposição, enfim são muitos detalhes.
3.2 – PREÇOS E REPOSIÇÃO  Ao expor as mercadorias na área de venda certifique-se de detalhes importantes notados pelo consumidor como preços e forma de reposição.
Um detalhe que nunca pode ser esquecido é com relação aos produtos que já estão na área de venda. Estes produtos devem ser colocados sempre a frente dos novos que estão sendo colocados e nunca esquecendo de recolher produtos com data de validade já vencidos, ou vencendo no prazo de um ou dois dias (isso pode gerar problemas ao estabelecimento).
Deve-se sempre retirar produtos defeituosos da área de venda. Exemplo: Latas amassadas, produtos sem rótulos, mercadorias sujas, produtos enferrujados, etc.
A reposição de mercadorias é vital para que um produto não “encalhe”, ou para que o cliente não fique decepcionado com a falta do mesmo na área de venda (leve sempre em consideração o estoque).
Na reposição de mercadorias sempre efetuar a limpeza dos mesmos e das que já estão na área de venda.
Os preços das mercadorias devem sempre estar visíveis aos clientes e nunca pode haver duplicidade (dois preços diferentes em um mesmo produto). Este é um cuidado que requer muita atenção.
Ao colocar o produto na área de venda o (a) repositor (a) deve sempre ter em mãos uma etiquetadora e usa-la.
A maneira mais eficiente e econômica de manter o preço sempre a vista (em destaque) são as plaquetas de preços, ou etiquetas maiores, ou ainda etiquetas de gôndolas. Elas evitam que o cliente não fique sabendo o preço da mercadoria desejada, poupa tempo de serviço e evitam desperdícios com etiquetas e máquinas.
3.3 – ÁREA DE VENDA  A área de venda nada mais é que o local onde os clientes transitam para encontrar o produto desejado.
Esta área precisa estar sempre limpa e desobstruída. Pessoas circulam o tempo todo no estabelecimento comercial a procura de algo para comprar. Isso vai gerar sujeira e ninguém gosta de estar em um ambiente sujo. A sujeira pode causar má impressão do estabelecimento e da equipe que ali trabalha.
A reposição de mercadorias também gera dificuldades na área de venda. Para que as dificuldades sejam as menores possíveis a criatividade é imperativo nestas horas.
Vejamos um exemplo negativo a ser evitado: Todos os produtos estão em caixas, ao repor as mercadorias estas mesmas caixas ficam espalhadas ou empilhadas nos corredores até que seja totalmente feita a reposição. Pois bem, estas caixas empilhadas, ou em alguns casos, espalhadas impedem a circulação dos consumidores; isso quer dizer que impede que o cliente caminhe livremente pela área de venda atrás do que ele veio comprar. Logo este cliente não fica feliz, não compra, vai embora e talvez nem volte mais.
Vejamos agora um exemplo positivo a ser seguido: Ao invés de levar todas as caixas para a área de venda e causar transtornos; ainda no depósito poucas caixas são abertas, a mercadoria é limpa, é etiquetada, colocada em um carrinho levada para a área de venda e colocada em exposição.
Notem que o processo não vai gerar dificuldades para quem está repondo a mercadoria e muito menos ao consumidor que é o centro da atenção para as vendas. Com certeza este serviço trará benefícios para todos e agilidade na reposição de mercadorias. Este tipo de reposição também vai deixar o caminho e produtos livres para o cliente.
LEMBRE-SE: “O abastecimento correto e o preço visível é o sucesso da comercialização!”
CONCLUSÃO
Para obter sucesso em sua vida profissional e também em sua vida pessoal, é necessário muito respeito, muita ética, muita moral, muita dedicação. É necessário estabelecer metas e um compromisso com a seriedade. Por isso guarde e reflita sobre o seguinte:
“SEJA DELICADO EM SUAS PALAVRAS;
TRABALHE COM INTELIGÊNCIA E SABEDORIA,
LEVE A SABEDORIA CONSIGO EM TODO O SEU TRABALHO!”
Elaborado Por Luis Cláudio de Roco
Material Pesquisado:
- Como Gerenciar Equipes;
- Como Administrar o tempo;
- O Sucesso pela Comunicação;
- Manual de Expressão Verbal e Escrita;
- Dicionário Aurélio;
- Dicionário Michaelis.
LUIS CLAUDIO DE ROCO - Psicanalista