Qualidade: Sinônimo de Toyota
A toyota é um exemplo a ser seguida mediante a crise mundial. Enquanto montadoras concentram-se em produção em larga escala, a Toyota mantên-se no mercado mediante a crise com seu sistema de produção enxuta.
O modelo de Gestão da Toyota é um Teoria seguida por empresas de segmentos diversos, como a Avon e Brastemp. A toyota segue como simbolo de qualidade mundial, por desenvolver um sistema eficaz de produção eliminando desperdícios. Produzir mais em menos tempo com menos espaço. Parece relativamente impossível, mas, esse sistema tem evitado que empresas antes de produção em larga escala, reduza riscos de maiores prejuízos com a crise ameaçando reservas de estoques de produtos manufaturados e pátios lotados de automóveis.
O sistema conhecido é o "Just in time" em português: "No tempo certo"; esse é o diferencial, produzir o suficiente utilizando apenas o necessário. Para muitas empresas a aplicação desse sistema foi impossível, já que a cultura japonesa proporciona esse tipo de aplicação. A Toyota consegue fabricar carros de altissíma qualidade sem adcionais desnecessários (o que eleva o preço do produto), com poucas opções de cores e com um índice de confiabilidade e fidelidade invejáveis, produzindo apenas o suficiente para ser vendido, evitando a necessidade de armazenamento. Isso é possível conhecendo seus clientes através da pesquisa de mercado.
Os japoneses tem um grande senso de trabalho em equipe, ou seja, se algo esta errado todos vão em busca da solução afim de atingir melhores resultados; não existe um pensamento individual e sim coletivo, trabalho árduo e foco na produção. São criados pólos industriais onde existe um fluxo contínuo de materiais com fornecedores selecionados para manter o nível de qualidade, reduzindo bastante o espaço físico utilizado acelerando o processo de produção.
Apesar desse sistema demonstrar uma eficácia muito grande, não tem dado certo em muitas empresas americanas que tentaram copiar esse mesmo modelo de Gestão.
A grande difuculdade é na mão-de-obra, pois os americanos, não tem a cultura pacífica da japonesa, eles são influenciados pelo stress, pressão, e visam lucro acima de tudo.
Os japoneses, visam o trabalho em equipe, o amor ao trabalho, e a busca da qualidade em exelência como resultado, além do poder de concentração que resulta no foco em satisfazer sempre o cliente; eles não precisam ser precionados para produzir, eles produzem porque entendem que se a empresa cresce, eles crescerão juntamente com ela.
Esse é o segredo do sucesso da Toyota.