- GLICÍNIA na Pirahystrasse, Oma, Beckhauserparadiesecke, Joinville-SC.
- Nome científico: Wisteria sinensis
- Por ser nativa da China, essa wisteria também é conhecida como Glicínia chinesa.
- Árvore de grande potencial ornamental que produz cachos exuberantes de flores em tons de púrpura.
- Mudas clonadas de plantas adultas, com aproximadamente 30cm.
- É uma trepadeira muito rústica e seus ramos lenhosos podem chegar a 30m de comprimento, que conforme os apoios vão criando movimento, como nessa belíssima foto do túnel que alterna Glicínias Púrpuras e Brancas.
- De acordo com a condução através de podas, pode também apresentar-se como arvoreta, cujo tronco ondulado fica extremamente ornamental de aspecto diferenciado.
- Em meados da primavera desabrocham todas juntas as flores em muitíssimos cachos brancos, com hastes longas que podem chegar a 28cm de comprimento.
- Além da exuberante beleza, as flores exalam perfume semelhante às uvas.
- Atenção, pois, todas as partes da planta contêm um glicosídeo chamado “wisterin” que é tóxico se ingerido e pode causar náusea, vômitos, dores de estômago e diarréia, motivo pelo qual ela deve ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.
- Embora cresça melhor em climas tropicais e subtropicais, pode ser cultivada em diversos tipos de clima, sendo resistente até as geadas, mas floresce melhor e mais vigorosamente a pleno sol.
- Seu crescimento é lento a moderado e pode levar anos para que se torne adulta e inicie o florescimento, porém é muito longeva, vivendo até 150 anos.
- A muda de Glicínia cultivada em nosso site produz em até 4 a 5 anos por ser um cultivar de muda clonada.
- Cultive a pleno sol.
- Em local aberto. Que tenha temperatura e invernos moderados.
- Proteja a planta de ventos e durante um inverno use uma cobertura para protegê-la. - Plante em solo fértil e rico em matéria orgânica. - A rega deve ser diária, mas sem encharcamentos, apenas moderada. É possível cultivar esta espécie em vasos ou como um bonsai.
- O solo ou vaso deve ser bem drenado. Use tijolo quebrado para auxiliar na drenagem de vasos. Para preparar um substrato adequado para as glicínias, você precisará de 3 partes de terra, 1 parte de húmus e 1 parte de areia.
- Esta composição é bastante adequada para o enraizamento efetivo de plântulas e seu crescimento.
- Flores de glicínias se desenvolvem nos brotos na base do crescimento do ano anterior, assim deve-se podar os brotos laterais após a floração.
- As principais medidas de cuidado incluem também adubação com fertilizantes orgânicos e minerais