Corrupção institucional e neoliberalismo.

Existem três tipos de corrupção, a individual, entre a pessoa e o agente público, a judiciária o uso indevido das leis, judiciário político, e a corrupção institucional.

O que é a corrupção institucional, quando a classe política usa do Estado fazendo leis para roubar da sociedade dando aos crimes praticados pelo mercado legalidade, isso só é possível no Estado neoliberal, denominado de Estado vampírico.

Toda corrupção institucional é legal do ponto de vista do Estado democrático, exemplo a dolarização da mercadoria e o congelamento dos salários.

Aumento constante dos preços, tudo sobe muito, plano de saúde, aluguel, água, energia, alimentação, gasolina, os salários congelados.

O aumento dos preços é a forma legal para praticar corrupção institucional, objetiva empobrecer a sociedade enriquecendo os donos do capital.

Não existe sociedade sem Estado, a ideologia do Estado não intervencionista, cujo o teor a criação do mercado intervencionista, ideologia do neoliberalismo, pensamento de direita e extrema direita, criando uma sociedade de miseráveis.

A ideia do banco central independente, ideologia política direitista, com a finalidade destruir o Estado político social liberal, estabelecendo o Estado rentista, o Estado criminoso.

O Brasil pós contemporâneo funciona politicamente na perspectiva da corrupção institucional, as leis como sustentação da corrupção de mercado ou seja, o Estado dando legitimidade para o mercado roubar.

A corrupção institucional cria o Estado político de bandidos, o chamado capitalismo improdutivo, a defesa do capital contra o trabalho, motivo pelo qual a burguesia é por natureza corrupta.

Existem duas formas de Estado, o neoliberal e o social liberal, sustentadas em dois modelos políticos, direita e esquerda.

Na prática como funcionam ambas, o neoliberalismo, crescimento econômico da burguesia empobrecimento da sociedade produtiva, a transferência do PIB para a burguesia, sobretudo, financeira.

Com efeito, 80% do PIB do Brasil é transferido pela corrupção institucional para o mercado financeiro, tudo passa ser banco, qualquer loja, se comprar uma porta de 600 reais paga 90 reis de juros em quatro prestações pelo cartão.

O Estado social liberal, o Norte da Europa é social liberal, lá não existe pobreza, desenvolvimento econômico com a distribuição da renda, os juros são negativos, de tal modo, quem tem dinheiro tem que investir na produção, não existe outra finalidade para o dinheiro a não ser a produção.

Deste modo, 10% da humanidade não é pobre, onde há o neoliberalismo a sociedade é pobre, o caso do Brasil uma população de 213 milhões de pessoas, os ricos apenas 194 mil, sendo que 6 pessoas no Brasil ganham a metade do PIB.

Qual é o verdadeiro problema do Brasil, uma parte significativa do povo é jumentalizada, os abobados, bestializados.

Deste modo, em razão de ausência cognitiva política através da democracia favorecem os políticos neoliberais no poder, utilizando do Estado político, por meio da corrupção institucional, mantendo como forma de governo o neoliberalismo, o roubo legalizado.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/10/2021
Reeditado em 26/10/2021
Código do texto: T7371593
Classificação de conteúdo: seguro