Hércules: O herói da mitologia além dos 12 trabalhos

Para quem gosta da mitologia greco romana deve ter lido a história do semideus Hércules, filho de Zeus e da rainha de Tebas Alcmena.

Mas todos conhecem Hércules não só pela sua força , mas por realizar os doze trabalhos que era impossíveis para os mortais.

Entre os trabalhos famosos, estão:

Matar o Leão de Nemeia, Matar a Hidra de Lerna, Roubar os gados do Gerião, entre outros.

Hércules estava à serviço de seu primo o rei Euristeu, como uma penitência por matar a sua família ao ser envenenado por Hera , a esposa de seu pai que não perdoara a traição e tentara matar o semideus.

Desde que Hércules nasceu , a mãe dos deuses enviara duas serpentes para matar o bebê , mas revelando a sua força estrangulou as serpentes.

Zeus entregará o infante Hércules em mãos ao centauro Quiron que o treinou para ser um herói.

Anos mais tarde casara com Megará e teve filhos, mas ao ter alucinações a matou junto com os seus filhos, nisso foi condenado a realizar os 12 trabalhos.

Durante esse tempo, Hércules se uniu ao Jasão e se tornara um dos Argonautas, em busca do velo de Ouro.

O filho de Zeus , ficou na expedição até as rochas movediças, mais tarde foi para Gibraltar, até os limites do mundo atrás dos pomos de ouro e abriu as famosas colunas de Hércules.

Mais tarde , após o fim dos trabalhos teria se casado com a ninfa Dejanira e formado uma bela família.

Enfrentou o gigante Anteu filho de um Titã, que se alimentava da terra , e o derrotou o jogando para as estrelas.

Quase no fim , Hércules matara um centauro que cortejava a sua esposa, antes de morrer o centauro por vingança da um pedaço de sua túnica a Dejanira, e fala que seu sangue pode reconcilia-los caso haja uma briga, Dejanira aceita por ciumes.

Desconfiada de seu marido, a esposa briga com Hércules, que se irrita e saí para caçar.

Dejanira passa o sangue do centauro na túnica de Hércules e que achava que era uma reconciliação se torna uma armadilha fatal para o herói arma da pela Hera , que o centauro estava ao seu serviço.

Dejanira não se conforma com a tristeza de ver o seu amado se atirando em uma pira.

Hera vendo o sofrimento de Hércules se compadece e junto de Zeus o torna imortal e o leva as estrelas.

Esse resumo da história do Hércules, mostra que os feitos de herói não se limita nos doze trabalhos, mas também em outros feitos , como sua história com os Argonautas ,ou enfrentar Anteu.

Hércules é um herói ou semideus, que mostra não só o que era certo, mas o comportamento humano diferente que o cinema, seriado e animação nos mostra.