O CENTRO CÍVICO DE SANTO ANDRÉ - SP

O CENTRO CÍVICO DE SANTO ANDRÉ - SP

Ali, onde estão aqueles edifícios públicos, quem diria... Um dia foi a sede da Chácara Bastos, cuja área remanescente, após o desmembramento do loteamento "Villa Bastos", recebeu o nome de "Villa Maroca".

(*) "Em 1890, José Cesário da Silva Bastos adquiriu de José Luiz Fláquer uma área de 82.160 m², que ia da atual Avenida Portugal até o Córrego do Cemitério (Avenida XV de Novembro, R. Catequese) e Rua Gonçalo Fernandes. Ali, passava a situar-se a Chácara Bastos. A partir de 1922, ocorreu o loteamento de parte da Chácara Bastos, restando apenas a sua sede, denominada Vila Maroca."

(...) "No início da década de 1940, com o crescimento da cidade, começou-se a cogitar a desapropriação do que havia restado da Chácara Bastos. Em 1942 o servidor público Antônio Mônaco traçou uma planta compreendendo seis áreas para estudo de desapropriação. Entre elas estavam as áreas pertencentes a Luiz Suplicy e José Cesário da Silva Bastos. A área pertencente a Luiz Suplicy era localizada entre a Rua Delfim Moreira, Avenida Portugal, Av. XV de Novembro e divisa com José Cesário da Silva Bastos e possuía área de 25.400m² (*). A outra área pertencia a José Cesário da Silva Bastos e localizava-se entre a divisa de Luiz Suplicy, Av. Portugal, Av. José Caballero e o córrego (**) e possuía área de 77.000m². (...)

FONTE: PMSA - Secretaria de Cultura e Turismo / Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André.

NOTAS DO EDITOR:

(*) A área de Luiz Suplicy, denominada "Chácara Bom Repouso", foi desapropriada em 1947 para abrigar o Colégio Estadual Dr. Américo Brasiliense de Almeida Mello, criado pelo Decreto-lei nº 16.876, de 10 de fevereiro de 1947. Foi o primeiro curso ginasial da rede pública na região e ocupava as instalações da antiga chácara. Depois foram construídos os prédios dos Correios e do Instituto de Ensino Dr. Américo Brasiliense.

(**) Parte do Córrego do Cemitério está canalizado sob a Av. José Amazonas e complexo viário, defronte ao estacionamento do Paço Municipal e IE Américo Brasiliense.

(Pesquisa / colaboração de Juares Sasso Jardim / “Sacy Pererê do Grande ABC” - Web Repórter Rádio ABCD Livre)

A reprodução total ou parcial é permitida, desde que citando o autor.

The partial or complete reproduction of this text is permitted, provided the source is cited. (*) Juares de Marcos Jardim / “Sacy Pererê do Grande ABC” - Web Repórter Rádio ABCD Livre).

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 03/06/2020
Código do texto: T6966159
Classificação de conteúdo: seguro