O que é o sujeito epistêmico.

O que é o sujeito epistêmico, denomina-se de sujeito epistemológico, diferentemente do sujeito psicológico.

Com efeito, o sujeito psicológico faz parte senso comum, já o sujeito epistemológico, para entender qualquer fato fenomenológico, precisa ser hermenêutico.

Entretanto, a hermenêutica deriva de vários métodos, em síntese de diversas epistemologias.

Deste modo, a verdade depende do método, por outras palavras, a verdade é o resultado da ideologização hermenêutica, assim, refletiu Gadamer.

Portanto, a verdade é uma ideologização do sujeito, sendo a objetivação da ideologia hermenêutica.

Com efeito, as diversidades do pensamento, fundamentam nas multiplicidades dos sujeitos epistêmicos, do mesmo modo, dos sujeitos psicológicos, o último em referência ao senso comum.

Sendo assim, a percepção é o resultado de tais diversidades ideológicas, a razão é sempre formatada por tais ideologizações.

O sujeito identifica com determinadas memórias formatadas, a substância primordial racional, sendo a essência cognitiva, deste modo, funciona a racionalidade epistêmica.

Sendo deste modo, em defesa da ciência do espírito, o homem sua memoria estruturada, o princípio da identidade determina tudo, determinando o funcionamento do mundo fenomenológico.

Do mesmo modo, na mesma lógica, o sujeito psicológico, entretanto, nesse caso, sem a racionalidade hermenêutica, uma relação anti dialética entre o senso comum e epistêmico.

Desta forma, o melhor entendimento, a ideologização do texto, o conhecimento sempre o sujeito como produtor de ideologias, no campo psicológico e epistemológico.

Entretanto, a diferença fundamental a hermeneutização do sujeito epistêmico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/05/2020
Reeditado em 03/05/2020
Código do texto: T6935858
Classificação de conteúdo: seguro