A explicação da origem das etimologias direita e esquerda.

Historicamente como nasceram politicamente os termos, esquerda e direita.

Portanto, como tudo teve início com a Revolução Francesa em 1789, o parlamento formado na época, representado pela aristocracia, sentava a direita, os comuns a esquerda do orador.

Os aristocratas faziam parte da nobreza, defendiam os interesses feudais, politicamente eram reacionários, desejavam manter o Antigo Regime.

Os que sentavam a esquerda objetivavam os interesses do liberalismo econômico nascente, a nova burguesia que naquele momento não tinha poder político.

Os principais interesses da esquerda, a República, o secularismo e o mercado livre.

No contexto, os trabalhadores não tinham representantes nas assembleias, motivo pelo qual ser de esquerda na origem da etimologia, sem relação com o ideário socialista.

Portanto, historicamente ser de esquerda objetivava a defesa da propriedade privada e do capitalismo.

Deste modo, explicito as duas ideologias, de onde remonta a etimologia direita, ensinava a Igreja católica, a alma como pressuposto da ressureição, no suposto paraíso, a nobreza que considerava divina, sentava a direita do pai.

Deste modo, em consonância a nobreza por ser divina, na realidade praxiológica política, sempre ficava a direita em relação ao poder político.

Entretanto, cristologicamente, com a nova exegese, a direita do pai, teriam que ser os pobres, disse Jesus, o reino do céu, pertence aos pobres.

Com efeito, mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha que um rico ir para o reino de Deus, Jesus defendeu a socialização da riqueza, para segui-lo, era necessário colocar os bens em comum.

Com efeito, a direita do pai, conceito associado hermeneuticamente aos pobres, a nobreza furtou a ideologia do conceito, estabelecendo como classe divina, assim ficou definido.

Entretanto, do ponto de vista da cristologia os pobres ficariam a direita de Deus, seriam socialistas.

A forma que ficou estabelecida, a direita sinal de atraso, reacionarismo, a esquerda defensores do liberalismo econômico.

Quando alguém chamar uma pessoa de esquerda, significa que do ponto de vista da história do conceito, a esquerda é conservadora, a direita reacionária.

Filosoficamente, ser de esquerda significa defender o Iluminismo, de direita a ideologia das trevas.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/05/2020
Reeditado em 01/05/2020
Código do texto: T6933986
Classificação de conteúdo: seguro