Breve síntese da teoria política neorrealista de Kenneth Waltz.

A grande contribuição de Waltz a ciência política a respeito da criação da sua teoria neorrealista, o que é denominada de neorrealismo estrutural, a lógica do funcionamento político de um Estado.

Em referência a politica internacional, a questão conflitiva do poder, considera a importância as ações dos Estados podem ser explicadas por pressões internacionais.

Desta forma, resulta o constrangimento evitando que os conflitos sejam efetivados, de fundamental importância tal procedimento.

Para Waltz há uma situação de anarquia constante internacional, em duas perspectivas, anarquia de ordem internacional e doméstica.

Na ordem doméstica, sempre refere a uma autoridade central, Estado ou governo, a respeito da realidade internacional, não existe a figura de uma autoridade central.

Portanto, na anarquia da política internacional, ausência de um comando central, isso significa que os Estados devem comportar, garantindo sua segurança, evitando, deste modo, sempre o conflito.

Com efeito, nenhum poder politico deve confiar na boa vontade de outro poder, o melhor caminho é o próprio Estado doméstico criar sua defesa, evitando sempre uma situação de guerra.

Faz referência a globalização, como novo desafio, entretanto, acredita que os Estados não serão substituídos, nada é mais importante que o poder do próprio Estado doméstico.

O neorrealismo foi uma teoria política elaborada por Waltz em comparação as deficiências do realismo clássico.

A diferença dos modelos, no realismo clássico, a natureza humana, o desejo de domínio, no centro da explicação a guerra como forma de objetivar o desejo.

Com efeito, em relação ao neorrealismo, a não valorização da natureza humana, todavia, o valor das pressões, definindo os resultados, na perspectiva dos Estados domésticos.

Portanto, sua teoria política de Estado, explicita os comportamentos gerais, que determinam relações políticas entre Estados, buscando o equilíbrio do poder, evitando corridas armamentistas, praticando as restrições do próprio Estado, favorecendo ao processo civilizatório.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6933132
Classificação de conteúdo: seguro