A Hermenêutica entre Heráclito, Parmênides e Aristóteles.

Mundo helênico filosofia pré socrática.

Heráclito e Parmênides, duas epistemologias distintas.

Para Parmênides a realidade é estática, nada muda, a substância da materialidade sempre a mesma.

Heráclito, a realidade define-se pela transição, tudo muda, nada é eterno, portanto, a contradição entre o conceito da eternidade e a transição.

Aristóteles o grande filósofo, procura solucionar tais contradições, na formulação de uma nova hermenêutica.

A realidade fundamenta-se em ato e potência, a conciliação dos dois grandes filósofos.

O Ato a manifestação do que o ser é, o que já existe, o aspecto eterno da substancialidade.

Potencia, a possibilidade da mudança, aquilo que o ser ainda não é, que poderá vir a ser, através do movimento afirma a transição na busca da perfeição.

Portanto, tudo se resume numa ação de passagem da potencia, na constituição do ato.

Com efeito, classifica a realidade material como acidente, os aspectos estruturais do movimento.

Deste modo, o ser se fundamenta na substancialidade, a acidentalidade, sendo a substância o que é da estrutura essencial do ser, o acidente o que é circunstancial, não é essencial, poderá ser ou não ser.

Com efeito, a investigação do ato, resulta-se o fenômeno de causalidade, a passagem da potência ao ato, não se dá ao acaso, tudo é determinado por uma causa.

Portanto, o que determina a materialidade do ser, sendo o que é, a principal causa resume na materialidade da realidade.

Causa material refere-se a matéria, de que é feito uma determinada coisa, a efetivação de uma mesa, a madeira a causa material da mesa.

Causa formal, a forma específica como foi configurada a mesa, sendo que a causa formal depende da causa eficiente, o modo, como o marceneiro fez a mesa.

A causa final, objetivo da mesa, qual a finalidade, a razão de ser da mesa.

Para Aristóteles a causa formal está subordinada a causa final, a finalidade é a razão de ser da causa eficiente.

Sendo assim, a causa final comanda toda movimentação física, sendo desta forma, tudo muda na constituição das coisas na passagem constante da potencia ao ato.

Portanto, tudo é movimento na constituição da essência, deste modo, tudo é transitoriedade na passagem da materialidade, da potência ao ato.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 11/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
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