A origem dos diversos alfabetos, fenício, aramaico, grego e latim.

Alfabeto aramaico, produto das tribos semíticas mesopotâmicas, sendo antes o alfabeto semítico, inicialmente, adotado pelos persas.

O povo Judeu é semítico originário da Mesopotâmia, motivo pelo qual posteriormente, antes da origem do alfabeto hebraico, a língua usada era o aramaico, jesus falava em aramaico.

Portanto, o alfabeto aramaico remonta a formulação do alfabeto fenício, sendo uma evolução do referido, aliás todos os alfabetos têm como substrato o alfabeto fenício.

O povo fenício também fazia parte da civilização mesopotâmica, razão pela qual nasceu e evoluiu o alfabeto aramaico.

O aramaico um idioma importante não apenas devido ser a base do nascimento do cristianismo, entretanto, pelo fato juntamente com alfabeto fenício serem a base para o nascimento de todos os alfabetos do mundo.

Portanto, incluindo o alfabeto hebraico, hoje também, o alfabeto moderno árabe.

Tive que estudar tudo isso como seminarista, pelo fato de desejar conhecer os evangelhos apócrifos em aramaico.

Tanto o alfabeto fenício como o aramaico eram formados por 22 sinais, os sons de consoantes e não de vogais, motivo pelo qual não era pronunciável a escrita, posteriormente, acrescentaram as vogais.

O alfabeto aramaico sempre foi usado no interior da Síria e do Líbano, em diversas cidades, como também na antiga Mesopotâmia, ainda hoje existem tribos remanescentes que falam o aramaico.

Do mesmo modo, o alfabeto grego deriva-se dos alfabetos fenício e arameu, século VIII antes de Cristo, quem introduziu o alfabeto grego na Grécia antiga os mercadores fenícios.

Os gregos fizeram uma reformulação do alfabeto fenício, revolucionado a fonética no desejo de representar as vogais, o que foi possível para o nascimento do latim, posteriormente, para todos os idiomas modernos do mundo ocidental.

O alfabeto latino é o sistema de escrita alfabética mais utilizada no mundo.

É o alfabeto padrão da língua portuguesa e das demais línguas da Europa ocidental e central e das áreas colonizadas por europeus.

O latim originou-se no século VII a.C. na Itália e modificou-se continuamente por séculos até se estabelecer como um dos sistemas de escrita dominantes do mundo atual.

Portanto, o latim tem sua origem no alfabeto semítico e seus derivados, o Fenício, Aramaico, Grego e Etrusco.

Durante anos como seminarista, estudei o aramaico, grego e latim, razão pela qual tive que entender tudo o que estou explicando, foram tempos difíceis na aprendizagem de tais alfabetos e sobretudo, as pronúncias de linguagens.

Anos e anos estudando os referidos alfabetos, entretanto, o tempo passou.

Todavia, devo os meus estudos uma ordem religiosa de origem francesa, os padres Lazaristas.

Para quem não conhece os padres lazaristas, são os donos do convento do Caraça, o convento mais magnífico do mundo, neste convento, realizei parte do meu noviciado.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 22/01/2020
Reeditado em 22/01/2020
Código do texto: T6847630
Classificação de conteúdo: seguro