Antônio Zabala, A prática educativa: como ensinar.

Zabala inicia seu livro refletindo como deve ser a prática educativa, ensinando a ensinar, objetivando a boa aprendizagem.

Quais são os objetivos do profissional da educação, primeiramente ser competente como professor em seu ofício de ensinar.

Não existe educação sem competência profissional, sendo que a referida é adquirida, mediante o esforço permanente do profissional de educação na formatação cultural epistemológica.

Todo professor precisa estudar muito, ter conhecimento interdisciplinar, ser eficiente através da prática educativa, no uso da técnica pedagógica.

Fundamental a utilização da experiência adquirida no desenvolvimento cognitivo do aluno.

Na prática educativa, o professor precisa ter pleno domínio dos conteúdos, respeitando sempre as diversidades culturais.

Entendendo sobretudo, a localização social e política da escola, formulando bem os procedimentos avaliativos.

Portanto, o currículo precisa considerar as realidades diversas, a formação continuada do professor e aluno.

Portanto, o bom uso dos recursos didáticos e por último o engajamento crítico pedagógico político.

As aulas a priori precisam ser bem preparadas, a ações registradas e revisadas continuamente.

A ação educativa com intencionalidade em função dos objetivos desejados.

As avaliações com a finalidade de retomar os objetivos não alcançados, o reconhecimento, falhas nas ações pedagógicas.

O desenvolvimento do relacionamento entre professor e aluno a formação do sujeito cognitivo crítico.

Deste modo, sendo de fundamental importância a interação do aluno com o objeto de conhecimento.

Para Zabala, o educador não pode desconsiderar as sequências didáticas.

Indispensável o papel do professor no desenvolvimento crítico e político do aluno, na formação e elaboração da cognição sistêmica.

O professor precisa saber organizar socialmente as aulas, no uso proporcional do espaço cognitivo.

Sistematizar bem os conteúdos, a utilização eficiente dos recursos didáticos.

A avaliação como método de retomada dos conteúdos que não foram sinteticamente formatados na memória cognitiva do aluno.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/10/2019
Reeditado em 28/10/2019
Código do texto: T6781146
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