Jeacques Derrida, o que é a desconstrução pedagógica do conhecimento.

1930-2004.

Derrida francês nascido na Argélia, o pai da desconstrução pós contemporânea.

Sua filosofia pedagógica aplica as ciências do espírito, não no método indutivo, no uso da fenomenologia, a partir da lógica aristotélica reformulada, considerando as contradições.

Propõe uma filosofia da diferença, como produto da pós modernidade.

O que quer o filósofo Derrida, trazer a compreensão dos textos, a partir de suas contradições.

Exatamente nas contradições que encontramos as explicações epistemológicas da compreensão mais objetiva da realidade.

Desta forma, o texto deve ser desconstruído na perspectiva da análise crítica.

A realidade precisa ser compreendida pelos seus antagonismos, onde estão as bases argumentativas para a nova epistemologia.

Deste modo, na contra lógica encontra-se o fundamento das valorações epistemológicas.

O entendimento das contraposições estabelecidas por princípios hierárquicos.

Nas oposições que estão as valorações ideológicas, sendo assim, os opostos devem predominar como sustentação das teses.

Portanto, o filosofo precisa pensar e inverter as hierarquias de valores culturais.

Descobrir as razões valorativas as quais são consideradas fracas, quando deveriam ser fortes.

Deste modo, desenvolver uma reflexão menos ideológica com maior logicidade crítica da realidade, na melhor compreensão das coisas.

Com efeito, a desconstrução das valorações oficiais são fundamentais.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 10/10/2019
Reeditado em 10/10/2019
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