Explicação o que é a fenomenologia.

Fenomenologia, uma parte da filosofia como método analítico aplicado as ciências do espírito.

Com efeito, a fenomenologia tem como objetivo a criticidade ao conhecimento ingênuo a respeito de qualquer análise.

Deste modo, a priori a fenomenologia recusa tradição metafísica da filosofia, do mesmo modo, acepção especulativa idealista.

Isso não significa que a fenomenologia seja essencialmente fundamentada no materialismo histórico, muito menos no liberalismo econômico ou neoliberalismo.

Uma certa tendência social liberal.

Por outro lado, não aceita os pressupostos do psicologismo, negando também os fundamentos do positivismo seja qual for a sua natureza.

Sendo assim, também a fenomenologia não é adepta do empirismo absoluto, não aceita como recurso científico o método indutivo, pelo fato de não fazer parte do seu instrumento epistemológico.

Em síntese a fenomenologia procura fugir da antinomia do conhecimento como objetividade, contrariamente a defesa do subjetivismo gnosiológico.

O que é uma apreensão correta da realidade objetiva, filosofia positivista, tal possibilidade é inexistente, entretanto, não é possível ficar no subjetivismo puro, como sempre pensou Foucault.

A devida importância a teoria do vivido, Husserl, o entendimento da axiologia dos valores culturais, Hartmann, como também Merleau-Ponty, a refutação do idealismo, como também a concepção materialista do objetivismo.

Deste modo, nega o marxismo clássico, como também o liberalismo econômico puro, sem aderir a perspectiva da ideologia neoliberal.

Refuta em síntese as ideias de Foucault em defesa do subjetivismo epistemológico, sem afirmar a posteriormente a razão instrumental de Frankfurt.

Heidegger procurou dar a fenomenologia seu devido lugar, valorizando o sujeito histórico no processo do conhecimento, a própria experiência vivida em sua dramaticidade.

Portanto, Heidegger supera a metafísica transcendental, fundamentando o ser em sua existencialidade, concebido como estrutura organizacional psicológica do poder.

O homem é o ser no mundo, entretanto, a compreensão do mundo é diversa, as analises dependem das hermenêuticas, sendo que toda hermenêutica é tendenciosa, pois objetiva um determinado modelo político de produção econômica, sendo portanto, ideológica.

Como então adquirir a percepção fenomenologicamente correta, quem responde a referida questão, Gadamer, toda percepção do objeto fenomenológico depende de uma determinada hermenêutica.

Sendo que qualquer análise prende aos aspectos subjetivos da epistemologia escolhida.

Desta forma, a objetividade aproximada depende da subjetividade relativa da análise, sendo impossível a percepção absolutamente correta.

Sendo assim, as ciências do espírito no uso da fenomenologia, são essencialmente ideológicas, a inexistência da percepção absolutamente correta.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 09/10/2019
Reeditado em 09/10/2019
Código do texto: T6764907
Classificação de conteúdo: seguro